,
Continuando os acontecimentos do volume anterior, têm início as obras de contenção de enchentes nos territórios Noushu, Seishu e Bishu, nas quais os nobres guerreiros de Satsuma foram incumbidos, tendo de abrir mão e sua honra como guerreiros parar agir como operários de obras. Entretanto, a presença dos samurais gera conflitos tanto entre eles mesmos quanto com habitantes, o que irá desencadear uma série de acontecimentos que transformará aquela região para sempre.
Hirata é um dos grandes autores do gênero gekigá, como os leitores brasileiros puderam ver em obras como O Preço da Desonra: Kubidai Hikiukenin e no primeiro volume desta série, e aqui ele ratifica toda sua qualidade como criador de histórias sobre as lendárias figuras dos samurais, porém realizando um trabalho de desconstrução que chama a atenção, principalmente daqueles que apenas viram as figuras desses honrados guerreiros sendo exaltadas. O autor demonstra como essas figuras podiam ser muito desprezíveis por estarem em uma posição privilegiada na sociedade, menosprezando qualquer cidadão que eles considerassem inferiores. É muito interessante também a forma com a qual a presença dos samurais influencia no contexto social e político da região das obras, com os cidadãos recorrendo aos guerreiros para a solução de problemas não diretamente relacionados às obras, assim como também retrata como questões religiosas e de honra interferem no relacionamento entre os samurais, causando situações que fazem com que o leitor reflita sobre até onde essas pessoas poderiam ir por causa do bushido.
Além de um grande roteirista, Hirata é um artista único. Junto de uma narrativa apurada, com a qual ele conduz o ritmo da história como poucos, ele também apresenta um traço belo e realista, que retrata perfeitamente a época na qual a história, seja pelos cenários, seja pela vestimenta dos personagens. Tudo isso demonstra o cuidado que o autor tem com relação à sua pesquisa histórica, realizando um trabalho de antropologia.
O trabalho da editora Pipoca e Nanquim mantém a qualidade habitual, apresentando uma publicação em capa cartonada, sobrecapa e papel de boa qualidade, além de um ótimo trabalho de revisão e tradução. Por falar nisso, o trabalho da tradutora Drik Sada merece destaque pois, além da qualidade da tradução em si, há um glossário muito completo que traz ainda mais contexto para obra e ajuda a compreender o qual fundo o autor foi na história do Japão para conceber o mangá.
O segundo volume de Satsuma Gishinden – As Crônicas dos Leais Guerreiros de Satsuma traz mais aprofundamento para a história e deixa o leitor ansioso para como será sua conclusão. Uma série indispensável para aqueles que buscam conhecer mais sobre a história do Japão e sobre a figura do samurai.
Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉
Ficha técnica
Editora: Pipoca e Nanquim
Tradução: Drik Sada
Ano de lançamento: 2020
Páginas: 452
Preço: R$ 69,90
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024