Satsuma Gishiden: Crônicas dos Leais Guerreiros de Satsuma Vol.1 – A história do Japão sob a perspectiva da espada!

Os samurais são figuras históricas que atraem a atenção do público em diversas mídias há anos, seja pelo seu código de honra, modo de vida ou pelas grandes batalhas nas quais eles estavam envolvidos. Particularmente, acho ainda mais interessante quando as obras que abordam esses guerreiros também relatam o contexto histórico no qual eles viviam, fazendo com que a compreensão sobre a presença social e política do samurai seja ainda mais abrangente para o público. Esse com certeza é o caso de Satsuma Gishiden: Crônicas dos Leais Guerreiros de Satsuma, quadrinho escrito e desenhado por Hiroshi Hirata que teve seu primeiro volume, de um total de três, publicado por aqui pela editora Pipoca e Nanquim.

Esse quadrinho traz uma perspectiva muito peculiar para os lendários guerreiros japoneses: o papel do samurai em tempos de paz. Depois da Batalha de Sekigahara, em 1600, os samurais viram sua função mudar de uma hora para outra quando a necessidade de que o país se tornasse unido tornou desnecessária a utilização de guerreiros treinados para a batalha. Agora, esses nobres guerreiros se encontram num conflito entre manter o seu ilibado código de honra e se adaptar aos novos tempos. Satsuma é a província mais temida pelo Xogunato, já que é a região com mais samurais treinados para a batalha que agora se encontram insatisfeitos por não poderem exercer a função para a qual são preparados. Essa insatisfação cresce ainda quando uma ordem expressa do governo determina que os habitantes dessa região terão que executar uma obra quase impossível, com desdobramentos que poderão levá-los a mais plena glória ou a desonra eterna.

Se você leu O Preço da Desonra: Kubidai Hikiukenin, sabe que Hiroshi Hirata apresenta um grande apuro histórico em suas histórias, reconhecido como um dos grandes mestres do Gekigá, o estilo de mangá que traz relatos sobre a história japonesa numa abordagem mais madura. Aqui em Satsuma Gishinden não é diferente, já que o autor conduz a história de forma bastante minuciosa demonstrando um profundo trabalho de pesquisa, procurando manter o leitor imerso na trama ao mesmo tempo que o ensina sobre diversos acontecimentos da época que o quadrinho aborda. Hirata demonstra como os Samurais estavam inseridos na sociedade e como entre os guerreiros havia um sistema de hierarquia que menosprezava os que possuíam as patentes mais baixas, fazendo um trabalho de desconstrução dessas figuras míticas, demonstrando que eles não eram tão incólumes quanto algumas histórias tendem a contar.

Esse cuidado com a precisão histórica não se encontra apenas no roteiro, mas também no aspecto visual. Além de ser um grande narrador gráfico, Hirata demonstra com precisão o visual da época, seja através das vestimentas dos personagens, suas armas, casas, barcos e ambientes pelos quais eles transitam. Há muita cadência na história, em alguns momentos somos apresentados a uma ação desenfreada, em outros momentos a cenas mais introspectivas que ajudam a dar profundidade aos personagens e aos temas tratados. O autor sabe como avançar e retroceder durante a história, sem deixar nenhuma ponta solta, demonstrando total controle narrativo digno de um verdadeiro mestre dos quadrinhos.

O trabalho da editora Pipoca e Nanquim mantém a qualidade habitual, apresentando uma publicação em capa cartonada, sobrecapa e papel de boa qualidade, além de um ótimo trabalho de revisão e tradução. Por falar nisso, o trabalho da tradutora Drik Sada merece destaque pois, além da qualidade da tradução em si, há um glossário muito completo que traz ainda mais contexto para obra e ajuda a compreender o qual fundo o autor foi na história do Japão para conceber o mangá.

Satsuma Gishiden é uma leitura recomendada para qualquer leitor que esteja interessado em conhecer mais sobre a história do Japão e sobre a figura do samurai. Há ainda mais dois volumes da série a serem publicados e estou ansioso para conferi-los. Se a qualidade se mantiver, teremos uma das maiores obras sobre esses guerreiros já escritas completa nas nossas estantes em breve.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora: Pipoca e Nanquim
Tradução: Drik Sada
Ano de lançamento: 2020
Páginas: 452
Preço: R$ 69,90

(Visited 1.050 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.