Recomendação da Semana – Júlia Graphic Novel – O Caso Do Criminólogo Assassino

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um quadrinho sobre investigação criminal protagonizado por uma das personagens mais reconhecidas do gênero nessa mídia. A recomendação de hoje é Júlia Graphic Novel – O Caso do Criminólogo Assassino, quadrinho escrito por Giancarlo Berardi e Maurizio Mantero com arte de Antonio Marinetti.

Se você está por dentro das publicações Bonelli no Brasil, com certeza já deve ter ouvido o nome de Júlia Kendall, a criminóloga que auxilia a polícia de Garden City na resolução dos mais diversos crimes. Em O Caso do Criminólogo Assassino, acompanhamos o início da carreira da personagem, quando ela ainda era apenas uma aluna do professor Cross no curso de criminologia.

Neste quadrinho acompanhamos a ida de Júlia e seu professor para um congresso de criminologia, que reunirá os maiores profissionais do ramo no país. Tudo está normal entre uma palestra e outra até que um dos participantes aparece morto, fazendo com que a polícia inicie uma investigação para encontrar o culpado. Essa não é uma tarefa fácil, já que todos os presentes são profissionais em investigação criminal e saberiam muito bem como encobrir seus rastros caso fosse necessário. Cabe então à Júlia, com sua mente afiada, ajudar a polícia a resolver o caso.

Berardi, criador de personagens como a própria Júlia e Ken Parker, é considerado um dos maiores roteiristas da Itália, sempre demonstrando um grande trabalho de pesquisa em suas histórias, além de grande inventividade para as tramas. Aqui não é diferente, já que ele demonstra ter se aprofundado no estudo da criminologia, apresentando diversos termos técnicos da área, além de se mostrar um grande conhecedor da obra de autores como Agatha Christie e Sir Arthur Conan Doyle, remetendo diversas vezes ao trabalho deles em elementos de sua trama.

O trabalho de arte, assim como o de cores, de Antonio Marinetti é competente, atento aos detalhes, algo importante para esse tipo de história. Entretanto a leitura se torna um pouco cansativa em alguns momentos pois o artista utiliza uma disposição praticamente fixa dos quadros, em um esquema de 2×3, que pouquíssimas vezes é alterada. Entendo que esse é um formato clássico dos quadrinhos da editora Bonelli, mas como essa é uma publicação em formato especial, esperava que o editorial dessa mais liberdade ao artista.

A editora Mythos anda investindo na personagem, tanto na republicação de suas histórias no tradicional formato italiano, como agora nesse formato mais luxuoso a cores, em capa dura e com papel de boa qualidade. Fico feliz que isso venha acontecendo, já que as histórias de Júlia sempre apresentam boa qualidade e merecem que mais leitores as conheçam. É sempre importante também destacar o trabalho do tradutor Júlio Schneider, já que ele sempre traz textos muito bons que ajudam a entender o contexto da história e apresentam curiosidades que tornam tudo mais interessante.

Júlia Graphic Novel – O Caso do Criminólogo Assassino é uma ótima porta de entrada para que você conheça a personagem e, quem sabe, mergulhe de vez nos quadrinhos Bonelli. Dylan Dog, Tex, Júlia, Nathan Never e muitos outros são personagens fantásticos que parecem estar cativando cada vez mais leitores. Espero que continuem assim.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora: Mythos
Tradução: Júlio Schneider
Ano de lançamento: 2020
Páginas: 140
Preço: R$ 74,90

(Visited 378 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.