Recomendação da Semana – Nick Raider – A Quarta Testemunha

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. Hoje a recomendação é um quadrinho que remete diretamente aos clássicos filmes policiais dos anos 80 e 90, como Máquina Mortífera e um Tira da Pesada. A recomendação de hoje é Nick Raider – A Quarta Testemunha, quadrinho escrito por Claudio Nizzi e desenhado por Mario Rossi MARO’.

Confesso que nunca tive muito contato com quadrinhos da editora Bonelli, que por muito tempo eram sinônimo de Tex pra mim. Mas pesquisando mais sobre a editora, vi que ela possui uma linha editorial bastante diversificada, com histórias de terror, ficção científica, fantasia, investigação e o já citado faroeste, nas figuras de personagens como Dylan Dog, Nathan Never, Júlia e o próprio Nick Raider.

Nick é um agente da Divisão de Homícidios de Manhattan, em Nova York. Ele é incorruptível, inflexível e corajoso, tendo que resolver crimes numa cidade que tem quatro homicídios a cada hora. Ao lado de seu parceiro Marvin Brown, o veterano tenente Art Ryan, do investigador de escrivaninha Jimmy Garnet e do informante Alfie, Nick Raider vive aventuras policiais de tirar o fôlego.

Em A Quarta Testemunha, Nick Raider deve se aliar ao FBI para ajudar que uma testemunha de um crime ordenado por um grande chefão do crime, Joe Bonsanto, preste depoimento em um tribunal em Los Angeles. Ele deve protegê-la, já que outras três testemunhas foram assassinadas (por isso, o nome da história), e ela está na mira de Bonsanto. No caminho para Los Angeles Raider enfrentará diversos perigos e será surpreendido por algumas reviravoltas do caso.

O roteiro de Claudio Nizzi, o qual já conhecia por seu trabalho em Tex – O Profeta Indígena, cumpre o papel de entreter, com clima bastante aventuresco. Como mencionei antes, se você gosta de filmes policiais dos anos 80 e 90, essa história é um verdadeiro prato cheio. Tem estereótipos desse tipo de história? Sim, mas utilizados de forma inteligente para condução da trama.

A arte de Mario Rossi é bastante competente, tanto na construção dos cenários quanto nas figuras humanas. O artista sabe utilizar muito bem o jogo de luz e sombra com uma arte preto e branco, acompanhada de uma narrativa cadenciada, com momentos de ação frenética, mas também de calmaria para que os personagens possam respirar.

A edição da Mythos tem capa cartonada, papel offset de boa qualidade e é publicada em preto e branco, assim como as edições originais italianas. Nick Raider faz parte de uma iniciativa da editora que consistem em trazer alguns títulos (Dylan Dog, Nick Raider, Martin Mystere e nick Raider, especificamente) no formato de temporadas em quatro edições. Caso as vendas sejam positivas, as séries são renovadas para mais edições. É uma boa estratégia a ser adotada em tempos de crise do mercado editorial, já que assim a editora consegue arriscar um pouco mais e o leitor tem a oportunidade de ler quadrinhos mais diversificados.

Nick Raider – A Quarta Testemunha é um quadrinho que cumpre muito bem o papel de entreter o leitor, com uma trama interessante, personagens carismáticos e uma arte de boa qualidade. Se você é fã deste gênero de histórias, esta vai ser uma excelente leitura. Estou ansioso para ler os próximos números da série.

Ficha técnica

Editora : Mythos
Ano de lançamento: 2018
Páginas: 100
Preço: R$ 26,90
Onde encontrar: Livrarias e lojas especializadas.

(Visited 336 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.