O Procurador – Um divertido faroeste de uma dupla de peso!

A temática de faroeste é um terreno fértil para boas histórias nas mais diversas mídias, seja nos grandes filmes como os produzidos por Sergio Leone e Clint Eastwood, seja nos quadrinhos com personagens famosos, principalmente da editora italiana Bonelli, como Tex, Ken Parker e O Mágico Vento. Esse último criado e roteirizado por Gianfranco Manfredi, um dos grandes autores tanto do gênero quanto dos quadrinhos italianos em geral, que ao lado do desenhista brasileiro Pedro Mauro lançou O Procurador, quadrinho com essa temática publicado pela editora Pipoca e Nanquim.

No quadrinho acompanhamos James Jennings, um cavalheiro inglês que chega ao Texas vindo de Nova York a serviço de um grande escritório de advocacia para o qual trabalha como procurador, apesar de desgostar da vida burocrática. Sua educação e polidez contrastam com sua habilidade como um implacável atirador, capaz de tudo para proteger seus clientes. Sua mais nova missão é informar ao boxeador Henry King que ele é o herdeiro de uma grande fortuna, o que volta todos os olhares dos “abutres” da região para eles e exigirá que Jenning demonstre todas as suas habilidades.

Manfredi divide a história em três capítulos, nos quais ele usa o que há de melhor nos clichês de faroeste para criar tramas nas quais apresenta um protagonista imbatível, inteligente e rápido no gatilho. É divertido acompanhá-lo em cada uma das aventuras, embora em nenhum momento o leitor sinta que ele irá falhar. O roteiro não é brilhante, mas é competente, em nenhum momento o autor mostra qualquer tipo de pretensão, apenas contar boas histórias do gênero, algo no qual ele se sai muito bem.

Pedro Mauro é um grande artista, com um traço sujo muito bonito e uma narrativa empolgante, sempre procurando uma dinâmica na disposição de quadros que evita que o leitor se canse. Para quem já está habituado ao seu trabalho, como o realizado no ótimo Gatilho, já sabe que irá encontrar uma história contada de forma muito empolgante, referenciando os grandes clássicos do cinema faroeste.

A edição da Pipoca e Nanquim mantém o padrão de qualidade gráfica de suas publicações, dessa vez em capa dura e papel offset de alta gramatura, que valoriza o trabalho de Pedro Mauro. O curioso dessa vez é que O Procurador faz parte do selo de originais da editora, sendo o primeiro deles escrito por um autor estrangeiro, o que mostra que a editora está procurando expandir ainda mais seus horizontes.

Se você gosta de histórias de faroeste, com certeza irá se divertir com a leitura de O Procurador, uma obra que sabe aproveitar as características de uma boa história de faroeste de forma bastante competente. Não vá com muita sede ao pote e eu garanto que será uma leitura bastante divertida.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI  Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora: Pipoca e Nanquim
Tradução: Jeremias Giacomo
Ano de lançamento: 2022
Páginas: 196
Preço: R$89,90

(Visited 12.091 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.