Quadrinhos: Por onde começar? – Pantera Negra

Bem-vindos a mais um texto da nossa coluna Quadrinhos: Por onde começar?, que dessa vez é dedicada ao Pantera Negra, aproveitando o lançamento do filme esta semana pois sabemos que é neste tipo de lançamento que leitores procuram conhecer mais sobre os protagonistas dessas grandes produções.

O personagem foi criado por Stan Lee e Jack Kirby e é importantíssimo para as histórias em quadrinhos, pois foi o primeiro super-herói negro a surgir nesta mídia. De modo algum esta é uma lista definitiva, mas acredito que lendo o que vou recomendar aqui você estará bem inteirado sobre a cronologia do Pantera Negra. Sem mais enrolação, vamos à lista!

Quarteto Fantástico #52 – Stan Lee e Jack Kirby

Nada melhor para conhecer o personagem do que começar por sua primeira aparição. Nesta edição de Quarteto Fantástico conhecemos o soberano de Wakanda, que inicialmente parece um vilão pois não entendemos muito bem quais são seus objetivos e isso é realçado pois ele enfrenta e derrota a família fantástica utilizando técnicas no mínimo curiosas.

É impressionante como Lee e Kirby inserem uma enorme quantidade de conceitos em apenas 22 páginas. Já ficamos sabendo sobre tudo que identifica a figura da Pantera Negra: o conceito de legado do Pantera, a avançada sociedade de Wakanda e seus aparatos tecnológicos, sua grande inteligência etc. Curioso também como o Pantera Negra está completamente alinhado ao movimento anti-racismo de mesmo nome, ainda que Lee tenha dito em entrevistas que isso é uma coincidência. Com certeza é um grande marco das histórias em quadrinhos.

A Fúria do Pantera – Don McGregor, Rich Buckler e Billy Grahan

Ainda que a primeira aparição do Pantera Negra tenha sido bastante impactante e ele tenha aparecido em outras aventuras do Quarteto e tenha feito parte dos Vingadores, o personagem demorou bastante tempo até ter uma revista solo. Isso aconteceu durante os anos 70 pelas mãos do roteirista Don McGregor e dos artistas Rich Bucker e Billy Grahan, com arte final do renomado Klaus Janson.

McGregor assumiu a revista Jungle Action, que anteriormente havia sido lar de diversos personagens, e decidiu tornar o Pantera Negra protagonista da revista, alinhado ao editorial que queria dar mais evidência ao personagem. A história se inicia com T’Challa retornando à Wakanda depois de um tempo vivendo nos EUA como membro dos Vingadores. Ele encontra seu reino sendo atacado por Erik Killmonger, mas esse não será seu único desafio, já que seu povo acreditou ter sido esquecido neste período de afastamento de seu soberano e T’Challa também terá a missão de recuperar a confiança dos Wakandanos.

Está série é considerada a primeira Graphic Novel da Marvel, pois apresentou uma grande sequência de histórias que nunca havia sido vista na editora. Um fator interessante muito presente nessas histórias é a relação entre o Pantera Negra e seu povo, tanto como herói quanto como soberano, e em como muitas vezes as situações não são resolvidas apenas com a força, mas também com política.

A arte do quadrinho é muito bonita e eficiente e o roteiro de McGregor é rebuscado, porém muitas vezes se torna enfadonho por causa da verborragia e o tom poético que apresenta em seu texto. Ainda assim, com paciência, você verá que este é um grande épico e uma história que aprofunda diversos elementos do Pantera Negra. Com certeza foi uma grande inspiração pro filme, como podemos ver pela escolha do vilão.

Quem é o Pantera Negra? – Reginald Hudlin e John Romita Jr.

Na primeira metade dos anos 2000 o roteirista e diretor de cinema Reginald Hudlin assumiu a revista do Pantera Negra com o objetivo de reformular o personagem. Neste primeiro arco o escritor nos traz uma retrospectiva sobre o Pantera Negra e sua origem, ao mesmo tempo que mostra uma tentativa de invasão à Wakanda por parte de Ulysses Klaw, o Garra Sônica, um dos vilões mais importantes do herói.

A história possui um incrível ritmo cinematográfico, ainda mais aprimorado pela arte de John Romita Jr., um de meus artistas favoritos. Esta fase foi bem extensa, durando cerca de 60 edições, e trouxe grandes acontecimentos para a cronologia do Pantera, como, por exemplo, o seu casamento com a X-Men Tempestade. No entanto é um pouco complicado encontra-la completa aqui no Brasil, mas você pode ler apenas este primeiro arco, recentemente publicado pela Salvat, e atestar tudo que eu disse. Um excelente ponto de partida para novos leitores.

Novos Vingadores – Jonathan Hickman e Steve Epting

Estou citando esta série dos Vingadores porque aqui o Pantera Negra é um dos protagonistas. Ele faz parte dos Illuminati, um grupo de pessoas que decide os rumos do universo Marvel. Ao descobrir que a Terra é o ponto central para a morte do Universo, o grupo se vê diante de um terrível dilema: para salvar seu mundo, eles terão que sacrificar todo o resto.

Esta é uma das séries mais fantásticas publicadas pela Marvel neste século. Hickman procura dar um grande destaque ao Pantera Negra e mostrar o porquê de ele ser considerado uma das maiores mentes do Universo Marvel. Leia esta série por completo.

Uma Nação Sob Nossos Pés – Ta-Nehisi Coates e Brian Stelfreeze

Wakanda passou por diversos atentados ao longo dos anos: a cidade foi submersa por Namor enquanto este estava possuído pela Força Fênix e foi invadida por Thanos quando este fez uma incursão à terra em busca das Joias do Infinito. Além disso houve a perda de sua rainha Shuri, que havia assumido o papel de governante enquanto seu irmão T’Challa estava ausente. É neste cenário, enquanto os Wakandanos estão reconstruindo seu país, que Ta-Nehisi Coates assumiu a revista do Pantera Negra.

Coates é um renomado escritor na literatura política, tendo vários livros premiados sobre o assunto, o que agrega muito à esta série. Aqui acompanharemos T’Challa tentando se reaproximar de seu povo, reconquistar sua confiança e exercer seu governo, ao mesmo tempo em que um ambiente de revolução é construído por diversas frentes, constituídas por cidadãos que não estão satisfeitos com as ações de seu monarca.

A série bateu recordes de venda quando foi lançada nos EUA e vem sendo muito bem vista, tanto por crítica quanto por público. A Panini já lançou 3 volumes que são bem fáceis de encontrar, então não perca tempo e vá ler esta série!

Pantera Negra de Cristopher Priest

Está recomendação entra como menção honrosa pois, por mais que eu não tenha lido, é considerada uma das grandes fases do personagem. A série é bem longeva, 62 edições, e não consegui encontrar informações sobre como foi feita a publicação no Brasil. De qualquer forma, a Marvel compilou a fase completa em 4 volumes que são fáceis de achar, então se você está acostumado a ler inglês pode correr atrás.

Espero que a Panini aproveite o hype gerado pelo filme para publicar esta fase por aqui. Já estou correndo atrás das edições gringas e tentarei voltar a comentar esta fase aqui para atestar se a qualidade realmente corresponde a tudo que é dito sobre ela.

Caso você se interesse, aqui estão os links para compra (Do que está disponível na Amazon):

Uma Nação Sob Nossos Pés – Vol 1 (Este volume também contém Quarteto Fantástico 52), Vol2, Vol 3
Novos Vingadores – Vol 1, Vol 2, Vol 3

Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah, e sempre tem uns descontos bem legais! 😉

E esta foi nossa lista de HQs do Pantera Negra para iniciantes. Ressalto novamente que essa lista não tem o objetivo de ser definitiva, porém acredito que lendo o que foi indicado aqui você terá um bom conhecimento sobre o governante de Wakanda nos quadrinhos. Tem algum personagem que você gostaria de começar a ler? Deixe sua sugestão e iremos em busca de um ponto de partida legal para você. Até a Próxima!

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.