Em uma entrevista dada ao Universo HQ, Miguelanxo Prado, autor do excelente Traço de Giz e de outras obras espetaculares, disse que existem dois tipos de desenhistas de quadrinhos: os heróis, aqueles que lutam com o papel, com o desenho, num trabalho quase titânico e, finalmente, produzem uma tremenda obra, e os divinos, aqueles que não sofrem, que possuem extrema facilidade em produzir obras que enchem os olhos. Sergio Toppi é um dos exemplos desse segundo grupo, um artista colossal que demonstrou toda sua genialidade em cada página que produziu. Tanka, obra escrita e desenhada por ele e publicada pela editora Figura, é uma ótima forma de conhecer o trabalho desse grande artista italiano.
Tanka é uma coletânea de quatro contos curtos ambientados no mítico Japão Antigo, protagonizado por figuras como um samurai apaixonado, um ronin em busca de redenção, um lendário guerreiro, uma princesa amargurada, um soberano implacável e um mestre na criação de espadas. Em cada uma das histórias, Toppi utiliza sua pena com a precisão de uma espada para revelar o pior e o melhor do ser humano.
O roteiro da obra é refinado, mesmo se tratando de histórias curtas. Toppi é hábil em explorar o conflito humano e em apresentar uma narrativa poética que casa com o título da obra, já que Tanka é uma forma clássica de poesia japonesa em cinco versos. É impressionante como o autor consegue ambientar suas histórias, apresentando um profundo trabalho de pesquisa, fazendo parecer que realmente foi um japonês que as escreveu.
Quanto à arte, faltam palavras para definir o trabalho de Sergio Toppi. Seu traço é deslumbrante, seus desenhos possuem textura, como se tivessem sido entalhados nas páginas, e sua narrativa é inventiva, o artista sabe como explorar os espaços em branco e como conduzir a história no ritmo necessário de cada cena. Cada virada de página é uma viagem pelo Japão feudal, deixando o leitor boquiaberto com toda a genialidade de Toppi. Simplesmente divino, como disse Miguelanxo Prado.
A editora Figura merece elogios por estar fazendo um ótimo trabalho, além de ser a responsável por trazer mais obras de Sergio Toppi para o mercado brasileiro. A edição de Tanka tem capa dura, papel de boa qualidade e alguns poucos extras, sendo eles uma biografia do autor e o prefácio escrito por Pedro Mauro, desenhista do ótimo Gatilho, no qual ele comenta sobre a influência de Toppi sobre seu trabalho.
Você tem que conhecer o trabalho de Sergio Toppi e Tanka é uma ótima oportunidade para fazer isso. Viagem pelo Japão feudal através do traço desse gênio italiano e compreenda o porquê de ele ser considerado um gênio da arte sequencial. É uma experiência única.
Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉
Ficha técnica
Editora: Figura
Tradução: Maria Clara Carneiro
Ano de lançamento: 2019
Páginas: 72
Preço: R$56,00
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024