Táxi! – Uma viagem pelo mundo em quatro rodas sob o olhar de Aimée de Jongh!

Um dos grandes atrativos dos quadrinhos enquanto mídia, embora não seja algo exclusivo, é a capacidade que eles possuem de nos levar em uma viagem por diversos lugares do mundo, conhecer outras culturas e obter novos conhecimentos. Quando grandes autores produzem histórias com esse tipo de tema, o resultado é sempre uma ótima leitura repleta de aprendizado. Esse é o caso de Táxi!, quadrinho escrito e desenhado pela autora holandesa Aimée de Jongh, publicado por aqui pela editora Conrad.

Neste quadrinho, a autora relata quatro viagens de táxi que ela realizou nas cidades de Los Angeles, Paris, Jacarta e Washington D.C. entre os anos de 2014 e 2018. Embora as paisagens chamem sua atenção, Aimée rapidamente percebe que são as histórias dos motoristas que mais a interessam, pois são figuras que representam culturas diferentes e que podem ensiná-la um pouco mais sobre as cidades nas quais ela está viajando, ao mesmo tempo que ela própria compartilha um pouco da sua vida com eles e deixa de lado algumas de suas crenças e preconceitos.

Aimée de Jongh é um dos novos talentos dos quadrinhos europeus, tendo trabalhado tanto em parcerias com outros autores, como no já comentado por aqui e excelente A Obsolescência Programada de Nossos Sentimentos, ao lado do roteirista belga Zidrou, quanto em obras nas quais ela cuida de tudo, como essa que está sendo comentada nesse texto. Aqui, Aimée apresenta um roteiro muito bem elaborado, que sabe como transicionar o tempo entre as viagens que ela fez, traçando paralelos e apresentando personagens que representam muito bem os países nos quais vivem. Ela faz com que o leitor se identifique com certos aspectos da trama, visto que apresenta várias situações pelas quais já passamos andando de táxi, como encontrar um motorista disposto a conversar sobre tudo mesmo que não estejamos muito convidativos a um bate papo, assim como a situação inversa quando queremos saber mais sobre a cidade que estamos e o motorista não está afim de conversa alguma. Às vezes cômicas, às vezes reflexivas, essas situações mostram como funcionam as relações humanas e como podemos aprender e compartilhar aprendizados com essas pessoas acostumadas a percorrer cidades inteiras em seus carros.

Embora o roteiro tenha esse aspecto de sensibilidade e aprendizado que chama a atenção, é a inventividade de Aimée de Jongh como narradora que é o grande destaque da obra. Além de um belo e característico traço, a artista tem a habilidade em explorar ângulos cinematográficos que evitam que a história fique enfadonha, visto que a maior parte dela se passa dentro de um carro. É muito difícil não soar repetitivo nesse tipo de narrativa e a autora faz isso com maestria, como se fosse simples e fazendo com que o leitor se sinta como se estivesse sentado ao lado dela em cada viagem.

A publicação da Conrad possui capa cartonada, papel offset de boa gramatura e formato .21 x 0.9 x 28 cm, sem extras, mas com um cartão postal como brinde. o trabalho editorial é competente, com um bom trabalho de revisão, sem erros perceptíveis durante a leitura. Aliás, é preciso dizer que desde que a editora voltou a publicar com mais frequência, em um trabalho liderado por Cassius Medauar e Guilherme Kroll, vêm apresentando obras muito interessantes de grandes autores.

Táxi! é uma oportunidade para conhecer novas culturas, aprender com pessoas de diversos lugares do mundo e viajar pelas estradas de grandes cidades a cada virada de página. Aimée de Jongh, felizmente, tem sido cada vez mais publicada por aqui, fazendo com que os leitores brasileiros tenham a oportunidade de ter contato com o seu trabalho e comprovar seu talento. A autora aliás é uma das convidadas da CCXP esse ano, então eu acho que você deveria prestar atenção em tudo que tiver o nome dela na capa.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI . Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora: Conrad
Tradução: Kadu Castro
Ano de lançamento: 2022
Páginas: 96
Preço: R$59,90

(Visited 217 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.