Bem-vindos a mais uma Recomendação da semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. E hoje recomendarei uma HQ nacional independente, pra quem é fã de filmes de ação e procura algo divertido e descompromissado para ler. Falarei sobre A Tribo, HQ escrita, desenhada, colorizada e diagramada por Junior Cortizo.
Composta por Cura, Puma, Pantera, Lyns, Ultra, Portal, Tiborg e Volt, a Tribo é basicamente uma equipe de super-heróis que atua no Brasil e combate diversos tipos de vilões, desde chefes do crime até políticos corruptos (figuras comuns na realidade brasileira). Por mais que eu não goste de quadrinhos de super-heróis brasileiros pois a maioria apresenta uma série de clichês que estamos cansados de ver, Junior Cortizo consegue propiciar HQs divertidas e cheias de ação e violência, bem dinâmicas e que te mantêm preso à leitura.
Até o momento foram lançados dois volumes de A Tribo. No primeiro volume temos 4 histórias, nas quais diferentes membros das equipes atuam em missões que não necessariamente estão interligadas. Destaque para “Chuva de Sangue”, uma espécie de história de terror no qual temos algumas referências aos filmes de Tarantino (inclusive na presença de um personagem que lembra muito Danny Trejo), e também para “A Casa de Massagens da Vovó Dragão”, uma história incomum na qual uma simpática velhinha chinesa dona de uma casa de massagem se transforma em um Dragão para enfrentar Tiborg. Divertido e diferente.
O segundo volume da HQ traz uma história bastante focada em Tiborg, um personagem que apresenta muito dos trejeitos do Homem-Aranha (referência declarada pelo próprio autor) e que trata de uma ameaça de bomba em São Paulo. Tiborg rouba a bomba e é perseguido em plena Avenida Paulista por um vilão chamado Caçador, uma cena que lembra bastante a perseguição entre Capitão América e Pantera Negra no filme Guerra Civil.
A arte de Junior Cortizo é muito dinâmica, cheia de ação e o texto dele acompanha esse ritmo. Achei bastante interessante também as mudanças que ele faz na colorização de acordo com a história, trazendo uma ambientação diferente pra cada uma. Como crítica, em algumas cenas do primeiro volume não há cenários e as cores digitais ficaram um pouco artificiais. Mas é perfeitamente possível relevar isso já que, como o próprio Junior comentou em nossa conversa no Ressaca Friends, esses eram seus primeiros trabalhos com quadrinhos e ele ainda está testando o que funciona e o que não funciona. Isto posto, é importante ressaltar que há uma grande melhora no volume dois com relação ao primeiro.
Como eu disse no começo do texto, A Tribo é ideal pra você que está procurando um quadrinho divertido e descompromissado. O material apresenta excelente qualidade gráfica (capa cartonada e papel LWC) e custa bem barato. Dê uma chance para este ótimo material. Nossa coluna de Recomendações volta semana que vem.
Ficha técnica
Editora : Publicação Independente
Ano de lançamento: 2014 (vol 1) e 2016(vol2)
Páginas: 40 cada volume
Preço: R$ 10,00 cada volume
Onde encontrar:Entre em contato com o autor pelo email juniorcortizo@gmail.com e acesse o site http://atribohq.blogspot.com.br/ para mais informações.
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- Domínio Público – A exploração dos artistas nos quadrinhos de super-heróis! - 26 de novembro de 2024
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024