A história de Artur Pendragon é uma das mais conhecidas da história da humanidade. É impossível que você nunca tenha ouvido nomes como Excalibur, Camelot, Merlin, Morgana, entre outros. Diversas versões dessa história já foram contadas, seja o infantil e divertidíssimo filme da Disney A Espada Era a Lei, que já foi recomendada por aqui, seja a versão mais realista e brutal contada por Bernard Cornwell em sua trilogia de livros As Crônicas de Artur, e todas são fascinantes. Crônicas de Excalibur, quadrinho escrito por Jean-Luc Istin e desenhado por Alain Brion, apresenta uma nova perspectiva para esta clássica história.
Em Crônicas de Excalibur acompanhamos a história da lendária espada sob a perspectiva do mago Merlin. Ao ter uma visão, Merlin decide entregar Excalibur para Uther Pendragon, que se tornará pai de Artur, pois acredita que este será o rei responsável por unir os reinos bretões contra os invasores. Em contrapartida, há uma forte ascensão da igreja, que utiliza a fé para manipular governantes e inflamá-los contra as antigas tradições e os moradores de Avalon.
Jean-Luc Istin constrói uma história que mescla muito bem o realismo brutal das guerras e batalhas com as sutilezas da magia intrínseca a essa história. A visão que o roteirista tem dos personagens é muito interessante, principalmente sobre Merlin e Morgana, sendo ao mesmo tempo respeitoso com o que já foi estabelecido e adicionando novas camadas a eles. Além disso, ele sabe como manter um bom ritmo na história, alternando momentos de incríveis batalhas com momentos de articulação política e construção de personagens.
A arte de Alain Brion é sensacional, tornando a história ainda mais impactante. O artista é hábil tanto em retratar os personagens, quanto em ilustrar belíssimos cenários. A Avalon que ele cria é definitivamente a mais bela que já vi. Além disso ele possui um excelente controle da narrativa, sabendo muito bem como imprimir o ritmo proposto pelo roteiro nas páginas.
A publicação faz parte do selo Gold Edition da editora Mythos, destinado a publicação de material europeu e que já teve alguns exemplares comentados por aqui. Em formato grande, capa dura, papel de ótima qualidade e excelente tratamento gráfico, a publicação chama bastante a atenção. A série originalmente possui cinco volumes, sendo que esta publicação reúne dois deles e a editora já anunciou que lançará mais um volume para fechar a história. Espero que isso aconteça o mais rápido possível.
Crônicas de Excalibur é leitura essencial para qualquer fã de fantasia ou apenas um apreciador de boas histórias. Com certeza irá constar em minha lista de melhores leituras deste ano e na de muitos outros leitores. Não perca tempo e garanta já sua edição.
Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉
Ficha Técnica
Editora : Mythos
Ano de lançamento: 2019
Páginas: 132
Preço: R$89,90
Onde encontrar: Livrarias e lojas especializadas
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024