Chico Bento – Verdade – Orlandeli fez de novo!

Eu considero o selo Graphic MSP uma das iniciativas editorais mais importantes que já foram feitas no Brasil. Ao unir o potencial dos personagens criados por Mauricio de Sousa com autores nacionais de grande qualidade, temos obras inesquecíveis como a Trilogia Laços, Lições e Lembranças, a série do Astronauta, Jeremias – Pele e Chico Bento – Arvorada. Chico, aliás, sempre foi meu personagem favorito da turma e recentemente teve mais um álbum do selo publicado, novamente pelas mãos do genial Orlandeli (autor de Arvorada), com uma história que mais uma vez irá emocionar os leitores. Essa publicação é Chico Bento – Verdade.

Nesta obra, acompanhamos a visita de Adamastor, um homem da cidade um pouco razinza e amargurado, à Chico e sua família.  Chico e ele irão viver uma aventura que fará com que Adamastor questione suas crenças, reflita sobre as escolhas de sua vida e confronte suas verdades.

Sim, verdades, pois Orlandeli, de maneira muito inteligente e filosófica, faz com que o personagem não só se questione sobre a existência ou não de figuras folclóricas como Saci, Iara e Caipora, mas também sobre as certezas da vida, como a finitude das coisas e a existência ou não de algo de acordo com sua presença na internet. Isso é contrastado com a inocência de Chico, que, inicialmente, aos olhos de Adamastor parece um garoto bobo que não sabe o que ele sabe, mas que mostra ao homem da cidade enorme sabedoria. Esse sempre foi o brilho do personagem, sua habilidade de transmitir ao leitor todo o conhecimento do povo do interior, algo deveríamos assimilar, ao contrário da estereotipada visão do “jeca” que se difundiu em diversas mídias.

É sempre importante destacar a sensibilidade de Orlandeli em contar suas histórias. O autor sempre consegue trazer reflexão e tocar o leitor em suas histórias, de uma maneira que poucos autores conseguem. Arvorada já havia me feito chorar por me apresentar um relacionamento familiar que era muito presente em minha vida, mas Verdade me emocionou porque fala sobre amadurecimento e sobre achar que se sabe tudo, que nossas verdades são imutáveis, mas que sempre podemos aprender e recomeçar. Mensagem muito poderosa.

Não só o roteiro dessa obra é impecável, já que Orlandeli também é um brilhante desenhista. Cada virada de página faz com que o leitor fique alguns minutos apreciando a arte, assim como sua narrativa é bastante inventiva e faz com que o leitor fique imerso na trama. O quadrinho, em vários momentos, tem música! Pode parecer estranho, mas você vai entender sobre o que estou falando quando ler. Além disso, o uso das cores é exemplar, uma verdadeira aula de como transmitir sentimentos alternando entre os tons.

A publicação segue o padrão do selo Graphic MSP, tendo opções em capa cartonada ou capa dura, papel de boa qualidade, uma bela introdução de Mauricio de Sousa, extras que comentam sobre o processo criativo e a criação da capa e uma biografia muito completa do autor. Esse capricho todo é obra do editor Sidney Gusman, criador do selo e um dos profissionais mais reconhecidos na área, você com certeza já deve ter ouvido falar no nome dele.

Chico Bento – Verdade é mais um acerto do selo Graphic MSP, um quadrinho que traz grande aprendizado e reflexão. Leitura recomendada para todas as idades, sendo impossível não se emocionar. Uma obra boa de verdade.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora: Panini
Ano de lançamento: 2021
Páginas: 96
Preço: R$49,90 (capa dura)/ R$34,90 (capa cartonada)

(Visited 691 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.