Cinco Mil Quilômetros Por Segundo – Identidade através dos desencontros da vida!

Você já parou pra pensar sobre o que define quem você é? O lugar onde você cresceu, as pessoas que conheceu, seus amigos e amores denotam traços de sua personalidade. Mas isso pode ser transformado quando você é colocado em um lugar diferente do que está acostumado, rodeado de pessoas desconhecidas, e quando você volta pra onde sempre esteve, não é mais a mesma pessoa que partiu. É sobre esse tipo de questão que o italiano Manuele Fior fala em Cinco Mil Quilômetros Por Segundo, quadrinho lançado por aqui pela editora Devir.

O quadrinho conta a história de Piero e Nicola, dois jovens amigos que não poderiam ser mais diferentes. Piero é mais tímido e retraído, já Nicola é mais articulado e desenvolto, fazendo muito sucesso com as mulheres. Certo dia ambos conhecem Lucia, que acaba de se mudar para perto da casa de Piero e logo o jovem se apaixona por ela. Esse relacionamento tem um impacto na amizade entre Piero e Nicola e eles começam a se distanciar. Conforme os anos passam, a vida dos três segue por caminhos diferentes, levando-os a um distanciamento físico e sentimental, até que uma casualidade provoca uma reunião que irá trazer de volta certos fantasmas do passado.

Manuele Fior constrói um roteiro que fala sobre os desencontros que a vida pode nos proporcionar e sobre como nem sempre duas pessoas se amarem basta para que fiquem juntas. O autor procura falar também sobre como somos transformados por nossas experiências e sobre como ao retornarmos após muito tempo para os lugares que representaram nossa casa no passado, já não somos mais a mesma pessoa que partiu. Uma sensação de ser estrangeiro em qualquer lugar do mundo, não reconhecendo nenhum lugar como lar.

É interessante a forma como Fior trata todos esses assuntos de forma muito madura e pé no chão, fazendo com que o leitor possa refletir em diversas situações apresentadas e em como aquilo poderia acontecer com cada um de nós. Além disso, há um sutil contorno de ficção científica na obra com a apresentação de um futuro próximo, basta ver certos aspectos dos ambientes do quadrinho.

Por falar em ambientação, a arte de Fior é cheia de personalidade, em um estilo único que mistura certo aspecto abstrato com contornos leves dos personagens e um ótimo trabalho de expressão dos rostos. Algo que chama muito a atenção é o ótimo uso das cores, o artista sabe como alternar entre cores quentes e frias não só para representar países diferentes, mas também para representar os sentimentos contrastantes que os personagens sentem em diferentes momentos da vida. Embora utilize uma narrativa tradicional, em uma diagramação de página que não arrisca tanto, esse uso das cores adiciona ainda mais camadas para a história e trazem certa sofisticação para a forma com que a história é contada.

Não é à toa que por esse quadrinho Fior recebeu o prêmio de Melhor Autor no Festival de Lucca, o prêmio de Melhor Álbum no prestigiado Festival de Angoulême e o prêmio Micheluzi de Melhor História em Quadrinhos. Foi com essa obra que ele começou a destacar-se como um grande nome dos quadrinhos europeus.

A edição da Devir possui capa dura e papel offset, sem extras, com exceção de um prefácio escrito por Baru (não é especificado se é algum autor ou crítico de quadrinhos). Há alguns problemas de revisão, mas nada que impacte profundamente na leitura. De toda forma, é importante que a editora fique atenta a isso em outros lançamentos.

Cinco Mil Quilômetros Por Segundo é um quadrinho que fala sobre distância, identidade e desencontros de forma muito madura e honesta. Manuele Fior é um dos grandes nomes dos quadrinhos europeus da atualidade e você deveria prestar atenção em trabalhos que apresentam seu nome na capa. É uma experiência ímpar.  

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora: Devir
Tradução: Renata Leitão
Ano de lançamento: 2018
Páginas: 148
Preço: R$83,00

 

(Visited 126 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.