Recomendação da Semana – Aventuras de Menino

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um quadrinho de um grande mestre japonês que foi pouco publicado por aqui e que não vejo sendo muito comentado, mas que merece a atenção do leitor por sua sensibilidade e habilidade em contar histórias. A recomendação de hoje é Aventuras de Menino, quadrinho escrito e desenhado por Mitsuru Adachi.

Esta obra compila uma série de histórias nas quais Adachi explora, de maneira sensível e bem-humorada em alguns momentos, a saudade da infância e a melancolia de tornar-se adulto. Por mais que as histórias se passem no Japão, os temas abordados são universais, inspirando reflexão e um sentimento de nostalgia ao leitor.

Aqui estão presentes as histórias: Do outro Lado da Porta, Perdidos na Estrada, Herói, Um Arco da Cor do Céu, Mensagem Enviada, A Escada do Tempo e Caderno de Desenho. Por mais que, como é comum nesse tipo de coletânea, as histórias apresentes oscilação na qualidade, com umas melhores que outras, todas são precisas ao mostrar o contraste entre o mundo infantil e o mundo adulto e em como nos transformamos ao longo da vida, esquecendo alguns aspectos de nossas personalidades que deveriam ser preservados independente da idade. É interessante a forma com a qual o autor explora esse estilo mais contemplativo de histórias utilizando recursos como viagem no tempo, apresentando algumas das melhores histórias que eu já li utilizando esse recurso em qualquer mídia. Tudo isso é contado com um traço limpo e belo e uma narrativa muito concisa.

É curioso como o trabalho de Mitsuru Adachi é desconhecido da maioria dos leitores brasileiros. Eu mesmo tive contato com Aventuras de Menino por completo acaso, enquanto visitava alguns grupos de Facebook sobre quadrinhos e encontrei um texto de Viriato Viriatus no grupo Leitura Mania no qual ele comentava sobre a obra. Resolvi pesquisar a biografia do autor e descobri que ele publica desde o início dos anos 70, apresentando grande variedade de gênero em suas histórias, obtendo popularidade em todos pelos quais se aventurou, e sendo elogiado por gente do nível de Rumiko Takahashi, que você deve conhecer por obras como Ramnma ½ e Inuyasha e que é uma de suas grandes amigas.

A obra foi publicada por aqui pela editora L&PM na coleção L&PM Pocket e possuí alguns problemas. Por mais que no aspecto de texto eu não tenha encontrado nada muito grave, algumas escolhas editoriais incomodam como, por exemplo, o formato da publicação que é bem menor do que qualquer mangá que eu já tenha visto, o que acaba prejudicando um pouco na apreciação da arte de Adachi. Além disso, a editora não incluiu uma biografia do autor na obra, algo muito importante já que esta é a única publicação dele aqui no Brasil e isso ajudaria a contextualizar sua importância para os leitores. Isso talvez tenha ocorrido porque a não tem muita tradição na publicação de mangás (além desse, só publicaram Solanin, de Inio Asano), mas espero que caso tenhamos novos lançamentos, eles repensem essas questões.

Aventuras de Menino é um quadrinho reflexivo de muito gostoso de ler, que nos deixa pensando sobre a vida e que faz com que nos lembremos dos tempos mais simples da infância. É também uma ótima oportunidade de conhecer o trabalho de Mitsuru Adachi, espero que tenhamos mais trabalhos dele publicados por aqui. O mercado de quadrinhos brasileiros teria um belo acréscimo em seu catálogo.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora: L&PM
Tradução: Drik Sada
Ano de lançamento: 2011
Páginas: 216
Preço: R$15,00

(Visited 167 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.