Recomendação da Semana – Berserker Unbound

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um quadrinho que mistura Espada e Feitiçaria, uma bela história de amizade e viagens interdimensionais, escrito e desenhado por uma dupla de peso. A recomendação de hoje é Berserker Unbound, quadrinho escrito por Jeff Lemire e desenhado por Mike Deodato Jr, com cores de Frank Martin.

Aqui acompanhamos a história de Berserker, um lendário guerreiro e rei (que para qualquer fã de histórias de fantasia irá remeter diretamente à Conan) que certo dia tem sua vila devastada por uma trupe de guerreiros liderados por um poderoso feiticeiro e acaba perdendo sua família e amigos. Após uma feroz e árdua batalha, ele acaba sendo lançado através de um buraco de minhoca para uma metrópole dos dias modernos. Neste mundo estranho para ele, Berserker conhece Cobb, um simpático morador de rua que irá ajudá-lo a sobreviver e a tentar voltar para sua própria realidade e buscar sua vingança.

Jeff Lemire é um dos mais reconhecidos autores de quadrinhos da atualidade, tendo uma grande variedade de trabalhos, que vão desde os super-heróis das grandes editoras, até histórias intimistas que nada tem de fantástico, passando por adaptações de livros clássicos e homenagens aos personagens que aprendemos a amar. É impressionante sua capacidade de escrever sobre qualquer assunto, mas mesmo assim manter o leitor identificado com os personagens e apegado á eles. Em Berserker Unbound isso não é diferente.

Como admitiu em entrevistas, o autor nunca foi um especialista em histórias de fantasia, tendo topado escrever uma história do gênero devido à sugestão de Mike Deodato Jr. Ele disse que tentou escrever uma história do gênero a partir do que ele imaginava ser uma história desse tipo e é exatamente o que ele faz, mas com uma característica muito forte de seus trabalhos: o relacionamento entre os personagens. Berserker e Cobb não poderiam ser mais diferentes, mas conforme acompanhamos o desenrolar da história, vemos a construção de uma belíssima amizade entre pessoas que, por mais diferentes que sejam, passaram por situações muito semelhantes e compartilham os mesmos sentimentos.

Mike Deodato Jr. apresenta um dos melhores trabalhos de sua carreira. Era visível a empolgação do artista em entrevistas ao falar deste trabalho, o seu primeiro autoral de fôlego (já que ele lançou a ótima antologia Quadros nesse interim) depois de muito tempo trabalhando para editoras americanas, principalmente a Marvel. O traço é belíssimo, com cenários impressionantes e interessantes experimentações narrativas. Fica bastante claro que ele deu tudo de si neste trabalho, que é muito bem complementado pelas belas cores de Frank Martin, seu parceiro recorrente dos tempos de Marvel.

O quadrinho tem problemas? Sim, mas nada que impacte negativamente a leitura. O maior problema que vejo é o fato de termos apenas quatro edições para o desenvolvimento da história, que acaba não sendo aprofundada em certos aspectos e parece corrida em alguns momentos. Confesso que, quando o projeto foi anunciado, criei bastante hype para o lançamento e minhas expectativas não foram atendidas completamente, mas isso é não é exatamente um problema do quadrinho. Lemire anunciou que o plano é que haja uma trilogia protagonizada com esses personagens, então nos resta torcer pra que isso aconteça o quanto antes e que os autores nos revelem mais sobre este universo.

A editora Mino fez um excelente trabalho na publicação do quadrinho, que tem capa dura, papel de boa qualidade e uma interessante galeria de extras, na qual estão contidas capas alternativas feitas por grandes artistas da indústria como Andrea Sorrentino e Mike Mignola, assim como uma série de esboços de Deodato comentados por Lemire. Pra quem gosta desse tipo de conteúdo adicional, é um prato cheio.

Deodato deve ter se orgulhado muito com essa capa feita por Mignola.

Berserker Unbound é um quadrinho que que faz uma mistura interessante de gêneros e que com isso pode atrair diversos tipos de leitores. Afinal, é sempre bom conferir trabalhos que reúnem grandes nomes da indústria. Espero poder ler uma continuação em breve.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora : Mino
Ano de lançamento: 2020
Páginas: 136
Preço: R$74,90

(Visited 436 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.