Recomendação da Semana – Inumanos

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um quadrinho protagonizado por uma equipe pouco conhecida da Marvel, mas com uma trama política que irá impressionar a todo tipo de leitor. A recomendação de hoje é Inumanos, quadrinho escrito por Paul Jenkins e desenhado por Jae Lee.

Os Inumanos são uma raça do Universo Marvel que recebe seus poderes através de mutações auto infligidas realizadas utilizando nevoas terrígenas. Eles vivem em Attilan e são liderados por seu rei, Raio Negro, que possui como poder uma voz que pode destruir uma grande parte da Terra com apenas um sussurro. Numa estratégia elaborada pelo insano Maximus, irmão de Raio Negro, os Inumanos se veem atacados tanto externamente quanto internamente e terão que evitar uma invasão que pode obliterar Attilan e levar sua raça à extinção.

Paul Jenkins é um roteirista competente, tendo apresentado bons trabalhos em Homem-Aranha e em sua fase na revista Hellblazer, e aqui ele apresenta provavelmente seu melhor trabalho. Ao trabalhar com personagens como Raio Negro, Medusa, Karnak, Gorgon, Cristalys Triton e Maximus, ele teve liberdade para construir uma trama com muita ação e intriga política digina de agradar a qualquer fã de Game of Thrones. O escritor explora a relação entre Inumanos e Humanos, como a geopolítica humana pode interferir nos habitantes de Attilan e como um líder tem que fazer escolhas difíceis para poder salvar àqueles que defende. É muito interessante a forma como ele consegue explorar a figura do rei inumano mesmo que ele não possa dizer uma palavra sequer, e também como sua personalidade racional contrasta com a postura insana de Maximus.

Jae Lee é um artista com uma carreira longeva nos quadrinhos de super-heróis, com um traço muito particular, e neste quadrinho ele apresenta uma arte sombria que casa perfeitamente com o clima da trama. Embora eu ache que ele tem alguns problemas em diferenciar rostos, as expressões e postura corporal dos personagens, além da narrativa cinematográfica, ajudam a contar a história, principalmente nos momentos de silêncio que envolvem o Raio Negro.

A edição da Panini tem capa dura, papel de boa qualidade e extras muito interessantes, como esboços e entrevistas com os autores que ajudam a entender como os autores construíram a obra. Há todo um contexto editorial da Marvel no qual esse quadrinho foi produzido, no qual Joe Quesada estava revolucionando a editora ao criar selos como Marvel Knights e Marvel Max e trazer escritores renomados para os títulos da Casa das Ideias como Kevin Smith, Grant Morrison e Garth Ennis. Para quem gosta de se aprofundar nesses temas, esses extras são um parato cheio.

Inumanos é um quadrinho perfeito para conhecer a equipe da Marvel e também para ler uma trama mais madura envolvendo super-heróis. É uma pena que depois dessa série, os personagens nunca mais foram tão bem tratados, tendo sido subutilizados ao longo dos anos por equipes criativas menos talentosas. De qualquer forma, ainda bem que temos esta obra que permanece atual e prova que a equipe, se bem trabalhada, pode render boas histórias.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora: Panini
Tradução: Denise Schittine
Ano de lançamento: 2019
Páginas: 304
Preço: R$ 69,90

(Visited 416 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.