Recomendação da Semana – Sshhhh!

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. Hoje a indicação é um quadrinho mudo que tem muito a dizer. A recomendação de hoje é Sshhhh!, HQ roteirizada e desenhada por Jason.

Jason é um artista norueguês bastante conhecido por obras caracterizadas por desenhos minimalistas, personagens antropomórficos, humor pouco usual e uma narrativa extremamente competente. Sshhhh! é o primeiro álbum do autor publicado no Brasil, especificamente pela editora Mino, e trata de histórias que beiram ao surrealismo em alguns pontos, mas que diversas vezes ensinam questões importantes para as nossas vidas.

Como eu mencionei antes, o quadrinho é uma espécie de coletânea de histórias mudas, sempre protagonizadas por personagens antropomórficos e com temas variados, desde relacionamentos amorosos e paternidade, até a nossa relação com a morte, nossa necessidade de ser notado e a rotina por vezes maçante da vida cotidiana.

Muitos podem pensar que é fácil escrever uma história muda, quando na verdade é muito mais difícil construir uma história dessa forma, já que o autor deve possuir controle pleno da narrativa para conduzir o leitor corretamente pelas páginas. Jason é brilhante neste quesito, apresentando uma narrativa apurada, um desenho simples e competente, com forte influência da linha clara de Hergé (criador do Tintin), e histórias reflexivas, sempre com uma pitada de humor sarcástico. As histórias são divertidíssimas!

O artista é bastante reconhecido pela crítica, tendo vencido diversos prêmios da indústria como o Eisner e o Harvey, e também por seus colegas de profissão. Na edição nacional, a Mino inseriu na contracapa comentários de grandes nomes do cenário nacional, como Laerte, Gustavo Duarte, Rafael Coutinho e Gabriel Bá, elogiando o trabalho de Jason.

Por falar na editora, a Mino mandou muito bem na edição do quadrinho. A publicação possui capa cartão com orelhas e papel de boa qualidade, lembrando bastante o formato de um livro. Espero que o quadrinho tenha boas vendas para que tenhamos mais publicações de Jason por aqui.

Sshhhh! é um trabalho interessantíssimo de um quadrinista que deveria ser mais conhecido em nosso país. Ao propor reflexões sobre temas cotidianos, Jason permite ao leitor enxergar algo que ainda não tenha percebido e evoluir como pessoa. Você já leu este quadrinho? O que achou? Deixe sua opinião aí nos comentários.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah, e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora : Mino
Ano de lançamento: 2017
Páginas: 128
Preço: R$ 45,00
Onde encontrar: Livrarias e lojas especializadas.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.