Recomendação da Semana – Juiz Dreed por Brian Bolland

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é uma coletânea de histórias de um famoso personagem dos quadrinhos desenhadas pelo seu mais famoso artista. A recomendação de hoje é Juiz Dredd por Brian Bolland, quadrinho escrito por John Wagner, Alan Grant e Joe Collins, com arte majoritariamente de Brian Bolland e com colaborações de Bill Ward e Mike McMahon.

Juiz Dredd é o personagem mais famoso dos quadrinhos ingleses, contando com crossovers com personagens como o Batman e duas adaptações cinematográficas. Criado por John Wagner e Carlos Esquerra, Dredd é um juiz que atua na cidade de Mega City Um em um futuro distópico, em histórias que são conhecidas pela ironia e humor ácido, ferramentas utilizadas para fazer duras críticas à nossa sociedade, embora alguns leitores teimem em não perceber isso. Nessa coletânea, temos algumas das histórias que Brian Bolland ilustrou antes de se tornar famoso no mercado norte-americano por obras como Piada Mortal, ao lado de Alan Moore, e Camelot 3000, ao lado de Mike W. Barr, além da produção de capas para séries como Homem-Animal e Mulher-Maravilha.

Os roteiros dessa coletânea seguem o padrão do personagem, com muitas críticas sociais envoltas em muita violência, mas não se destacam tanto, com exceção das tramas escritas por John Wagner e Alan Grant. A arte de Bolland é o grande destaque, pois podemos ver como já em início de carreira ele apresentava uma grande qualidade em suas páginas, tanto em uma narrativa arrojada, quanto em um traço com aspecto mais realista com relação aos outros artistas da série. Esse contraste fica ainda mais visível quando se compara o trabalho de Bolland ao dos outros artistas que o acompanham ao longo das histórias.

Além das tramas envolvendo o Juiz Dredd, estão compiladas uma série de histórias protagonizadas por Walter, o Lobô, um coadjuvante das histórias do Juiz. Essas histórias apostam mais no humor e podemos ver a versatilidade de Bolland nesse tipo de trama, produzindo-as de forma muito satisfatória. É interessante observar também como em um espaço curto, já que essas histórias duram apenas uma página, o artista consegue mais uma vez demonstrar sua inventividade.

A publicação da editora Mythos possui capa cartonada e papel lwc. Com relação aos extras, há um prefácio muito informativo escrito pelo tradutor Pedro Bouça, antigo editor da Juiz Dredd Magazine e um dos maiores especialistas sobre o personagem, no qual ele detalha a trajetória de Bolland na revista do Juiz e como se deu sua saída. Além disso, há algumas capas desenhadas por Bolland para a revista 2000 AD, onde as histórias do Juiz Dredd eram publicadas.

Juiz Dredd por Brian Bolland é uma ótima oportunidade para se conhecer o personagem e para apreciar a arte de Bolland antes de seus trabalhos mais famosos. Se você já é fã do Juiz, irá se deleitar em histórias belamente ilustradas. Como costumo dizer, não há arrependimentos quando se trata de Dredd

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora: Mythos
Tradução: Helcio de Carvalho e Pedro Bouça
Ano de lançamento: 2016
Páginas: 100
Preço: R$24,90

(Visited 335 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.