Recomendação da Semana – O Fantasma – Em Busca da Cidade Perdida

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é uma repaginação de um dos personagens mais clássicos dos quadrinhos escrita por um autor muito reconhecido por seu trabalho em grandes editoras como Marvel e DC. A recomendação de hoje é O Fantasma – Em Busca da Cidade Perdida, quadrinho escrito por Peter David e desenhado por Sal Velluto.

O Fantasma é um personagem criado em 1936 por Lee Falk para ser publicado em tiras de jornal e é considerado por muitos o primeiro herói fantasiado dos quadrinhos, já que foi criado anos antes de Superman e Batman. Com uma mitologia que consiste na passagem do manto de herói de pai para filho, o personagem tem forte influência dos pulps publicados a época da sua publicação e tem como principais inimigos os piratas.

Em Busca da Cidade Perdida mostra a Irmandade Singh, um dos maiores antagonistas do Fantasma, disposta a tudo para encontrar e saquear uma antiga e mitológica cidade dourada. Entre eles e seu objetivo estão apenas Fantasma, sua companheira Diana, seu cavalo Herói seu lobo Capeto e um novo aliado extraído da primeira história escrita por Lee Falk.

Pelo o que você pode perceber, essa não é uma história de muitas ambições, mas este é um de seus grandes méritos. Peter David é conhecido por fazer ótimas histórias “arroz com feijão”, que são simples, porém bastante divertidas e compensam o leitor ao longo da leitura. Aqui ele traz muito do clima dos filmes de Indiana Jones, com diálogos ágeis e divertidos e uma história muito bem cadenciada, repleta de ação, não deixando a peteca cair em nenhum momento. Além disso, David é muito competente em apresentar o personagem para leitores que não o conhecem a fundo, como eu, e também em propiciar referências para os fãs mais ardorosos (como pude conferir com leitores mais experientes).

Sal Velluto é um competente artista, sabe como construir as figuras humanas e os incríveis cenários em meio á selva. Entretanto, embora eu ache que ele tenha algumas sacadas narrativas interessante, acho suas cenas de luta um pouco engessadas, tornando a leitura um pouco travada em alguns momentos. Mas sem dúvida o saldo do trabalho é positivo, ainda mais porque o artista consegue transmitir o clima aventuresco do roteiro com muita precisão.

A editora Mythos merece os parabéns por investir no personagem, trazendo publicações em diversos formatos, inclusive o de luxo, como é o caso de Em Busca da Cidade Perdida. Além disso, a editora foi muito feliz em dar como brinde dessa edição o icônico anel do fantasma, algo que agrada tanto fãs do personagem quanto novos leitores. O único ponto negativo da edição é que há apenas capas e esboços como extras e na edição americana da mesma publicação há interessantes textos complementares sobre o personagem e a equipe criativa. Entendo que isso tenha a ver com uma questão de licenciamento, mas sempre sou a favor que a publicação seja o mais completa possível.

Se você quer conhecer mais sobre o Fantasma ou está apenas atrás de um quadrinho divertido que te prende na leitura, Em Busca da Cidade Perdida é uma excelente pedida. Que venham mais boas histórias do Fantasma!

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora : Mythos Ano de lançamento: 2019 Páginas: 148 Preço: R$ 69,90

(Visited 366 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.