Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um quadrinho que mistura um relacionamento entre pai e filho, ação, redenção e um Opala. A recomendação de hoje é Opala 76, quadrinho escrito e desenhado por Eduardo Ferigato.
Em Opala 76 acompanhamos a história de Dario, um ex-pistoleiro que, após um traumático acontecimento, decidiu abandonar sua vida de crimes e se isolar. Quando seu pai falece, ele é obrigado a voltar para sua cidade natal para cuidar de sua herança, que envolve uma oficina e um Opala, uma espécie de símbolo da relação entre pai e filho. Entretanto, ao chegar na cidade, fantasmas do passado irão voltar para atormentá-lo, obrigando-o a utilizar suas habilidades a tanto tempo esquecidas.
Ferigato consegue equilibrar muito bem uma história que envolve muita ação e cenas impressionantes com uma trama que fala sobre relações paternais de uma forma que muitos leitores podem se identificar. Fica clara a influência de alguns filmes como Gran Torino e Dirty Harry, mas também muita originalidade na ambientação em um cenário brasileiro e no carisma dos personagens. A homenagem ao pai do autor no final da obra demonstra que também há algo dele mesmo na história
O autor possui um traço leve e rápido, com forte influência europeia, e uma narrativa muito dinâmica que lembra muito o que é feito em quadrinhos americanos do mesmo gênero. Algo que também chama a atenção é o trabalho de Ferigato com as expressões dos personagens, você consegue perceber o que cada um está sentindo simplesmente ao olhar para seus rostos, o que acaba adicionando camadas à obra.
Você já deve ter ouvido falar no trabalho desse quadrinista, já que ele faz parte da Quad Comics, ao lado de Aluísio Cervelle Santos, Diego Sanches e Eduardo Schaal, uma editora independente de quadrinhos que ficou famosa por publicar coletâneas de ficção científica. Além disso, Ferigato também é autor da Graphic MSP Piteco – Fogo, lançada em 2019.
O quadrinho foi publicado de forma independente, tendo recebido apoio do PROAC. A publicação tem capa cartonada, papel couché de boa gramatura e não contém extras. O tratamento editorial está muito bom, algo que alguns autores acabam se descuidando no momento de se autopublicar.
Opala 76 é um quadrinho que empolga e emociona, com ritmo cinematográfico e um toque de brasilidade. Estou ansioso para ler outros trabalhos de Eduardo Ferigato, pelo o que foi apresentado aqui, tenho certeza que não irei me decepcionar.
Ficha técnica
Editora: Quad Comics
Ano de lançamento: 2016
Páginas: 108
Preço: R$40,00
Para adquirir o quadrinho entre em contato com o autor através do instagram do autor ou acesse o site da Quad Comics.
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024