Recomendação da Semana – Contos Ordinários De Uma Sociedade Resignada

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um quadrinho que busca influências em Phillip K. Dick, Edgar Allan Poe e Black Mirror para criticar, de forma muitas vezes bizarra, aspectos de nossa sociedade atual. A recomendação de hoje é Contos Ordinários De Uma Sociedade Resignada, quadrinho escrito e desenhado por Ersin Karabulut.

Em uma série de quinze contos curtos, o autor turco Ersin Karabulut nos apresenta retratos de uma sociedade triste e cínica que desistiu de seus sonhos diante da servidão familiar e dos poderes políticos e financeiros. Com um humor ácido e histórias que se desenrolam entre o bizarro e o perturbador, o autor faz críticas e denúncias precisas sobre os problemas que afligem nosso mundo.

É impressionante como em histórias tão curtas, Karabulut consegue elaborar histórias profundas e que trazem reflexão ao leitor. É um pouco complicado comentar as tramas sem entrar em spoilers, o que vou evitar fazer nesse texto, mas é importante ressaltar a capacidade de síntese do autor. Entre os maiores destaques, fique atento a histórias como As Virtudes Dos Espantalhos, O Fantasma Da Inocência, A Coisa No Teto, Monocromia e à Beira Da Morte, e repare em como, por trás de histórias que parecem irreais, a realidade se apresenta de forma extremamente reconhecível.

Aliás, é necessário se atentar a um aspecto sobre o autor para entender algumas motivações para as histórias.  Elas foram inicialmente publicadas na Fluide Glacial, tradicional revista francesa de quadrinhos caracterizados por um certo tipo de humor, mas por ser um autor Turco, Karabulut viu de perto o governo autoritário de Erdogan, o que com certeza teve grande influência em seu trabalho.

A arte de Karabulut casa perfeitamente com as histórias. Ele consegue variar entre um traço mais cartunesco, que ajudam a enfatizar o tom de humor ácido, em algumas histórias com um estilo mais realista em outras, trazendo aquele contraste de pessoas que parecem comuns em situações pra lá de absurdas. Em questão de narrativa, Karabulut não se arrisca muito, já que isso sequer era necessário, visto que o foco são as histórias em si e não exatamente a forma com a qual são contadas.

A publicação da editora Comix Zone tem capa dura e papel couché de alta gramatura, sem extras. Editorialmente, a editora mantém seu alto padrão de qualidade, com um trabalho de revisão competente, sem erros perceptíveis. O catálogo que estão construindo é muito interessante, recomendo a todos ficarem de olho.

Contos Ordinários De Uma Sociedade Resignada é um quadrinho para ser lido aos poucos, já que cada uma das histórias reunidas nele apresentam reflexões que podem te fazer pensar por um bom tempo. Se você quer saber um pouco mais sobre o que está acontecendo por aí, é leitura mais do que recomendada, embora seja um pouco provável que você não fique no mínimo assustado ao finalizar a leitura.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora: Comix Zone
Tradução: Érico Assis e Fernando Paz
Ano de lançamento: 2021
Páginas: 80
Preço: R$69,90

(Visited 339 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.