Recomendação da Semana – Rápida e Mortal

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um filme que reúne grandes atores, um diretor bastante reconhecido e uma abordagem diferente para o gênero faroeste. A recomendação de hoje é Rápida e Mortal, filme dirigido por Sam Raimi e protagonizado por Sharon Stone, Leonardo Di Caprio, Russel Crowe e Gene Hackman.

Uma rápida sinopse do filme: Todos os anos o vilarejo de Redemption recebe um concurso de pistoleiros organizados por John Herod (Gene Hackman). Ellen (Sharon Stone) vai a este evento em busca de vingança contra Herod, que assassinou seu pai. Ao chegar ao vilarejo ela conhece o pastor Cort (Russel Crowe), que jurou nunca mais apontar uma arma para alguém, embora tenha sido um dos principais pistoleiros da região, e Kid (Leonardo Di Caprio), filho de Herod, que quer participar do concurso para alcançar a fama e superar seu pai.

É bastante curioso ver um diretor como Sam Raimi fazendo um filme de faroeste, um trabalho bastante competente aliás. O diretor não deixa de lado suas raízes no cinema trash, com alguns momentos que evocam esse tipo de filme, mas também referencia grandes mestres do gênero, como Sergio Leone, seja em enquadramentos, seja em elementos de cenário e figurinos ou na caracterização de alguns personagens. É inegável que a caracterização de Ellen é muito influenciada pelo homem sem nome de Clint Eastwood, embora sem o mesmo brilho (não por causa da atriz, que fique claro, mas por algumas escolhas da trama). É muito interessante ver um momento de Raimi entre filmes Trash do início de sua carreira e o início de seu trabalho com blockbusters, como o primeiro Homem-Aranha.

Algumas coisas no filme beiram o fantasioso, seja por alguns personagens bastante caricatos, seja por algumas cenas que remetem ao imaginário de boa parte das pessoas quando pensam nos duelos que aconteciam nessa época. Isso não é um ponto negativo, já que o filme é bastante despretensioso e tem o objetivo de apenas entreter o espectador, o que faz com muita competência aliás.

Sobre as atuações, Leonardo Di Caprio convence no papel de um cowboy jovem que quer a glória e não mede esforços para isso, Sharon Stone não se destaca muito no papel de protagonista, embora não comprometa a experiência, mas definitivamente os destaques vão para Russel Crowe e Gene Hackman. Crowe é muito competente em explorar a dualidade de seu personagem, um homem que jurou nunca mais matar embora seja extremamente competente nisso, e Hackman apresenta um legítimo vilão, uma pessoa cruel e egoísta que não tem afeto por ninguém e que não liga em pisar em quem quer que seja para atingir seus objetivos.

Rápida e Mortal é um filme bastante divertido, que agradará tanto aos fãs do gênero quanto aos fãs dos envolvidos na obra. Ao trazer uma abordagem diferente para o faroeste, acaba agradando gregos e troianos. Aproveite que o filme está no catálogo da Netflix e dê uma conferida. Garanto que você não vai se arrepender.

Ficha Técnica

Duração: 108 minutos
Estúdio: IndieProd Company Productions
Direção:
Sam Raimi
Roteiro: Simon Moore
Elenco: Sharon Stone, Leonardo Di Caprio, Russel Crowe, Gene Hackman, Roberts Blossom, Lance Henriksen, Pat Hingle, Gary Sinise, Kevin Conway

(Visited 1.344 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.