Recomendação da Semana – Uma Irmã

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um quadrinho que fala sobre um período de descobertas da vida, com bastante sensibilidade e ternura. A recomendação de hoje é Uma Irmã, quadrinho escrito e desenhado por Bastien Vivès.

O quadrinho conta a história de Antoine, um garoto de 13 anos que vive uma vida bastante comum ao lado de seus pais e de seu irmão mais novo até que, ao embarcar em uma viagem de férias, ele conhece Hélène, uma garota mais velha que atinge sua vida como um verdadeiro furacão e que irá despertar sentimentos até então desconhecidos por ele.

Pela sinopse, é possível perceber que a história não é exatamente surpreendente, já que é normal que as pessoas passem por esse tipo de descoberta durante a adolescência. O grande mérito do quadrinho está na habilidade de Vivès em contar uma história bastante intimista, com personagens muito críveis e de maneira bastante sensível, mostrando o relacionamento entre Antoine e Hélène de forma bastante realista, mas com a ótica que pessoas que acabaram de entrar na adolescência possuem. Vemos o despertar do desejo, a primeira paixão, os dramas que as pessoas nessa idade enfrentam, como elas procuram se encaixar no mundo. Tudo acontecendo de forma bastante natural e crível, podendo de certa forma instigar um sentimento de nostalgia ao leitor.

Além do roteiro bem escrito, a arte de Vivès é parte fundamental da história. É impressionante como com poucos traços ele consegue expressar as emoções que os personagens estão sentindo e também consegue ser bastante detalhista quando necessário. O belo traço é acompanhado por uma ótima narrativa, que envolve o leitor aos poucos e o prende até a última virada de página. É digno de elogios o fato de um autor tão jovem, de apenas 35 anos, ser tão maduro e competente ao contar esse tipo de história. Não é à toa que ele já recebeu diversos prêmios, incluindo o de autor revelação no festival de Angoulême.

A publicação da editora Nemo tem o formato livro e papel de ótima qualidade, assim como algumas outras obras europeias publicadas pela editora. O trabalho editorial é bastante competente, não encontrei nenhum deslize, e particularmente gosto muito desse formato mais acessível aos leitores. Espero que eles tragam mais trabalhos do autor.

Uma Irmã é um quadrinho recomendado para todo tipo de leitor, pois causa uma identificação quase que imediata. Acredito que todo mundo passou pelas situações descritas no álbum em sua adolescência e acho que esta é uma bela porta de entrada para conhecer o trabalho de Bastien Vivès. Preste muita atenção neste nome, esse cara tem muito a dizer.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora : Nemo
Ano de lançamento: 2018
Páginas: 216
Preço: R$ 54,90

(Visited 291 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.