Quadrinhos: Por onde começar? – Parte 2

Salve Justiceiros!

Depois do nosso primeiro texto e de um especial sobre X-Men, voltamos com mais um texto da coluna Quadrinhos: Por onde começar. Como mencionei nos textos anteriores, nesta coluna são feitas indicações que podem atrair novos leitores, não necessariamente grandes clássicos (que aparecerão em textos futuros), mas HQs que são uma excelente porta de entrada para iniciantes na nona arte. Sem mais delongas, vamos às recomendações!

Lex Luthor- Homem de Aço

Você deve conhecer o maior antagonista do Superman, não é mesmo? Cientista, gênio, empresário, Lex Luthor é um dos vilões mais interessantes e icônicos do Universo DC. Nesta HQ, escrita por Brian Azzarello e desenhada por Lee Bermejo, nos é apresentada a visão de Lex sobre o mundo a sua volta e , claro,  sobre seu maior inimigo, o Homem de Aço.

Brian Azzarello explora diversos aspectos da personalidade do vilão de modo que você começa a compreender suas ações. Ele enxerga o Superman como uma ameaça à humanidade, como alguém que simboliza o patamar que ser humano algum jamais alcançará. Graças a arte de Lee Bermejo, que retrata o Superman sempre como um personagem sombrio, superior e assustador aos olhos de Luthor, percebemos o quanto Luthor pensa estar certo quando age de maneira completamente questionável.

Jesse Eisenberg e Zacky Snyder deveriam ler esta HQ até entender o personagem…

Aquaman- As Profundezas

Você deve estar se perguntando “Uma história do Aquaman em uma lista de indicações?”. Pois é, se você ainda tem a imagem do Aquaman como herói cômico com poderes ridículos que foi propagada pelo desenho dos Super-Amigos e pelos comerciais do Cartoon Network, essa história serve justamente pra você esquecer esses estereótipos.

Escrito por Geoff Johns e Ilustrada pela dupla brasileira Ivan Reis e Joe Prado, As Profundezas apresenta uma nova história de origem pro Aquaman na Iniciativa Novos 52 (que se você não sabe, foi o reboot realizado pela DC em 2011, na qual foram recontadas a origem da maioria de seus personagens). Aqui Johns desconstrói todo o estereótipo que ronda o personagem, brincando com as piadas que sempre fazem com ele, e mostrando que Aquaman é um dos heróis mais poderosos da Terra (ou seria do mar?). A arte de Ivan Reis é soberba, um trabalho simplesmente excelente, junto com a finalização de Joe Prado. Dê uma chance para o herói, garanto que você não vai se decepcionar.

Daytripper

O que você faria se este fosse o último dia de sua vida? Escrita pelos gêmeos brasileiros Fabio Moon e Gabriel Bá, Daytripper debate este tipo de questionamento. Publicada nos EUA pelo selo Vertigo, a HQ foi bastante elogiada e recebeu diversos prêmios, inclusive o Eisner, conhecido como Oscar dos quadrinhos, na categoria melhor minissérie.

Daytripper  conta a história de Bras Oliva Domingues, um escritor de obituário. Acompanhamos várias fases da vida de Bras e seus questionamentos, seus problemas e situações com as quais tenho certeza que você irá se identificar. A arte dos gêmeos e a colorização de Dave Stewart são magníficas e trazem a aura dos romances de Machado de Assis à obra (o nome do personagem principal não é mera coincidência). Daytripper é sobre a vida, sobre a morte, sobre nossas escolhas e no final te deixará pensando por muito tempo. Não perca tempo e leia!

Wolverine- Eu, Wolverine

Wolverine é com certeza um dos mais populares personagens da Marvel e possui alguns clássicos em sua história, entre eles Eu, Wolverine. Escrita por Chris Claremont, o mais importante escritor dos X-Men, e desenhada por Frank Miller (que dispensa apresentações), essa história é muito importante para conhecermos a personalidade do personagem.

Neste quadrinho Wolverine vai até o Japão para resolver alguns problemas e reencontrar um de seus grandes amores. A arte da HQ é excelente, mas é em seu roteiro que encontramos o grande atrativo desta obra. Aqui podemos ver que Wolverine se assemelha muito a um samurai (mais especificamente um Ronin), com um código de honra particular e que o personagem tem desejos muito simples, como encontrar um lugar para chamar de lar. Essa HQ serviu levemente como inspiração pro segundo filme do personagem, mas garanto que é muito superior à obra cinematográfica.

Doutor Estranho & Doutor Destino: Triunfo e Tormento

Esta HQ reúne os dois mais famosos doutores do Universo Marvel. Escrita por Roger Stern ( que possui diversos trabalhos na Marvel, como uma aclamada fase no Capitão América e no Homem-Aranha) e desenhada por Mike Mignola (o criador do Hellboy), Triunfo e Tormento é uma história sobre magia e sobre a obsessão de personagens que por mais que pareçam diferentes possuem muitas semelhanças entre si.

Aqui temos uma batalha entre feiticeiros para decidirem quem será o mago supremo da terra e a obsessão de Victor Von Doom, o Dr Destino, em resgatar a alma de sua mãe das garras de Mefisto (o diabo do universo Marvel). Uma história sensacional que aprofunda os personagens de maneira raramente vista e constrói uma parceria que você pode estranhar (esse foi um trocadilho não intencional xD) em um primeiro momento. Teremos um filme do Dr. Estranho em breve, então essa história é uma bela indicação se você quer conhecer melhor o personagem. Quanto ao Dr Destino, este espera uma adaptação cinematográfica decente até hoje…

E este foi mais um texto da nossa coluna de HQs para iniciantes. Essas HQs, somadas às indicações dos textos anteriores, irão lhe proporcionar um bom conhecimento sobre esses personagens e essa mídia que tanto gostamos. A coluna terá mais textos em breve e a ideia é a de que obras cada vez mais densas apareçam nos próximos , de modo que o leitor evolua junto com a coluna. Até a próxima!

(Visited 148 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.