1 Autor, 3 Obras – Tim Sale

Bem-vindos a mais um texto da coluna 1 Autor, 3 obras, na qual falamos sobre um criador de conteúdo, seja um diretor de cinema, um autor de quadrinhos, um desenhista, um autor de livros, um músico etc. Hoje vou falar sobre um artista que considero um dos melhores da atualidade e tem grandes obras em seu currículo, Tim Sale.

Se você lê quadrinhos a algum tempo provavelmente conhece o trabalho de Tim Sale. O desenhista norte-americano já foi premiado por suas obras e tem uma parceria de sucesso com o roteirista Jeph Loeb, além de já ter trabalhado como consultor artístico do seriado Heroes. Tim sempre passa muito sentimento em suas obras e particularmente acredito que suas parcerias com Loeb tem muito mais influência dele do que do roteirista. Sem mais enrolações, vamos às obras que selecionei:

Batman-O Longo Dia das Bruxas

Vou iniciar a lista com sua obra mais aclamada. Escrita por Jeph Loeb e desenhada por Sale,  Longo Dia Das Bruxas é uma das histórias mais populares do Homem-Morcego e chegou a servir como influência para o roteiro de Batman-O Cavaleiro das Trevas, segundo filme da trilogia dirigida por Christopher Nolan.

Na trama, Batman, Jim Gordon e Harvey Dent estão investigando atividades ilegais de Carmine Falcone, um dos grandes líderes da máfia em Gotham. Em paralelo a isso, uma série de assassinatos de membros da família Falcone começam a acontecer pelas mãos de um vilão chamado Feriado. O foco da investigação passa a ser descobrir a real identidade de Feriado e quais suas ligações com os Falcone.

Tim Sale faz uma bela arte nesta HQ. Acho impressionante sua narrativa,construção de quadros e estilo meio cartoon de sua arte. Parece que estamos vendo uma excelente animação do Batman. A HQ ganhou o prêmio Eisner, considerado o Oscar dos quadrinhos, de melhor série em 1998 e sempre consta em listas de melhores histórias do Batman. Se você quer conhecer o trabalho de Tim Sale este é um ótimo início.

Superman-As Quatro Estações

Em mais uma parceria com Jeph Loeb, Tim Sale produziu uma das melhores histórias do Superman de todos os tempos. As Quatro Estações é focada na adolescência de Clark Kent em Smalville e em seus primeiros dias como Superman.

A HQ é dividida em quatro partes, cada uma com o nome de uma estação e narrada por algum personagem importante na vida de Clark Kent. É muito interessante esta divisão pois cada personagem enxerga o Superman de maneira diferente e através dos relatos de pessoas próximas a ele conhecemos seus medos, suas dúvidas e tudo aquilo que o fez se tornar um grande ícone do heroísmo.

Os autores demonstram conhecer o personagem, pois aqui estão presentes vários elementos que são essenciais ao personagem: seu senso de justiça, sua nobreza e apreço pelos seres humanos. A história possui uma sensibilidade pouco vista nos quadrinhos hoje em dia. Zack Snyder deveria lê-la até entender o personagem.

Homem-Aranha Azul

O título desse texto deveria ser “2 autores, 3 obras- Jeph Loeb e Tim Sale” já que só selecionei obras dessa dupla rs. Mas, como disse anteriormente, Tim Sale pra mim tem muita influência na qualidade dessas obras, já que Jeph Loeb não consegue manter essa qualidade em outras parcerias. Homem-Aranha Azul é mais um exemplo disso.

Nessa história Peter relembra sua relação com Gwen Stacy ao narrá-la para um gravador, simulando uma conversa com sua falecida ex-namorada. Os autores procuram recontar alguns acontecimentos da clássica fase Lee/Romita dando grande enfoque a relação entre Peter e Gwen.

Uma história sensível e que demonstra todo o amor de Peter por sua ex-namorada. Considero essa uma das melhores histórias do Aranha, então se você tá procurando algo pra ler do personagem, procure esta história. É relativamente fácil encontrá-la, já que a Salvat recentemente republicou esta história em sua coleção de Graphic Novels da Marvel.

Bem, acredito que com esta lista você conseguirá conhecer muito bem o trabalho de Tim Sale e entenderá os motivos para que ele seja considerado um dos melhores quadrinistas da atualidade. Já leu alguma dessas HQs? Incluiria alguma outra na lista? Deixe sua opinião aí nos comentários. Até a próxima!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.
  • Skald Rafael Rígrson

    “Zack Snyder deveria lê-la até entender o personagem”… Cara, arranja outro autor pra odiar, só pra alternar um pouquinho hahahaha

    • Lucas Araújo

      Nunca perco a oportunidade de dar aquela cutucada no Snyder hahahahahaha. Mas garanto que se ele tivesse lido a HQ em questão teria uma visão bem mais otimista sobre o personagem.