Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A indicação de hoje é uma reformulação de um personagem um pouco renegado, porém com uma base de fãs muito fiel. Hoje falarei de Mundo Gavião, escrita e desenhada por Timothy Truman.
Você deve saber que, após a Crise nas Infinitas Terras, a DC promoveu uma reformulação de seus personagens, com o objetivo de apresentar seu panteão de heróis para um novo público. Grandes nomes ficaram responsáveis por essas reformulações: John Byrne ficou responsável pelo Superman, Frank Miller pelo Batman, George Pérez pela Mulher-Maravilha, Mike Grell pelo Arqueiro Verde e, o foco dessa recomendação, Timothy Truman ficou responsável pela reformulação do Gavião Negro.
Aqui o arqueólogo Carter Hall dá lugar ao policial thanagariano Katar Hol, membro de uma família privilegiada em uma sociedade que, para manter seu padrão de vida e privilégios, explora e conquista outros mundos. Durante uma de suas missões na cidade baixa, Hol descobre uma conspiração que envolve tráfico de armas, acaba sendo incriminado e é exilado em uma ilha durante 10 anos, local onde outros que se opuseram ao regime de Thanagar foram presos. Durante este exílio Hol se transforma, deixando de ser um membro da alta sociedade e se tornando um herói para seu povo.
O roteiro de Truman é primoroso, construindo todos os aspectos da sociedade Thanagariana, dando vida ao planeta. Temos intrigas políticas, corrupção, preconceito, violência policial entre outros pontos que mostram como a sociedade está em decadência, usando como referência o que há de melhor na ficção científica. Sua arte também é excelente, apresentando um aspecto realista e meio sujo que combina demais com o roteiro.
A minissérie foi um grande sucesso, dando origem a uma série mensal que durou trinta e duas edições, publicadas entre 1990 e 1993, com as seis primeiras edições sendo escritas por Truman e o restante sob responsabilidade de John Ostrander (criador do Esquadrão Suicida). Nesta série mensal os autores retratam a chegada de Katar Hol e Shayera Thal (a Mulher-Gavião, que é apresentada de uma forma bem interessante em Mundo Gavião) à Terra e a atuação dos heróis no planeta. Esta série mensal ainda é inédita no Brasil.
Infelizmente, Mundo Gavião só teve uma publicação no Brasil, pela editora Abril em 1990 numa minissérie em 3 partes, que você pode procurar em sebos ou tentar achar o Scan por aí. De qualquer forma, recomendo fortemente que você leia este quadrinho e espero que a Panini o republique em algum momento (o que, infelizmente, é bem difícil, devido ao pouco apelo do personagem com o público).
Você já leu? O que achou? Deixe sua opinião aí nos comentários.
Ficha técnica
Editora : Abril
Ano de lançamento: 1990
Páginas: Minissérie em 3 partes, com cerca de 40 páginas em cada edição.
Onde encontrar: Sebos e lojas especializadas.
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024