Escalpo vol. 1 – Uma série da HBO em quadrinhos!

A HBO é reconhecida pela qualidade de suas séries. O canal já produziu grandes fenômenos da televisão como Sopranos, Roma, The Wire, Game of Thrones (mesmo com aquele final horroroso), True Detective, Band of Brothers, entre outras grandes séries. Se fosse pra escolher uma série de quadrinhos que deveria ser adaptada para o famoso canal, devido às temáticas que combinam bastante com o que a emissora faz, com certeza eu escolheria Escalpo, série escrita por Jason Aaron e desenhada por R. M. Guéra.

Neste quadrinho acompanhamos a história de Dashiell “Dash” Cavalo Ruim que fugiu de uma vida de pobreza e desespero na Reserva Indígena Rosa da Pradaria e retorna quinze anos depois com um segredo relacionado a Lincoln Corvo Vermelho, líder da Reserva, ex-ativista indígena e chefe do crime local. Conforme a história se desenrola, ficamos sabendo mais sobre o passado de Dash, suas motivações para retornar ao lugar onde nasceu e cresceu e também sobre o conturbado relacionamento entre Corvo Vermelho e a mãe de Dash, Gina Cavalo Ruim.

Jason Aaron constrói um roteiro visceral, com uma construção de personagens exemplar. A cada nova informação fornecida pela história, vamos montando um quebra-cabeça para esclarecer o que diabos está acontecendo em Rosa de Pradaria e porque ela acabou se tornando tão interessante para as autoridades.

O roteirista bebe de diversas fontes, sendo algumas delas as melhores obras que eu já vi na vida. Há bastante influência do ótimo filme Infiltrados, de Martin Scorsese, e das séries The Wire, principalmente na transformação do ambiente em um personagem, e de Breaking Bad, muito pela questão do clima árido e quente da Reserva. Aaron é hábil em construir a tensão da história, trabalhar os personagens, mostrando as qualidades e os podres de cada um, e prender o leitor de modo que a cada fim de edição ele fique ansioso para ler a próxima.

O clima da história, muito por suas influências, é bastante cinematográfico e boa parte disso é mérito de R. M. Guéra. O artista tem um traço bem sujo e pesado, você consegue sentir o clima da história só de ver os desenhos, assim como uma narrativa competente e, como mencionei, bastante cinematográfica. Não é exagero dizer que boa parte do impacto que a história gera é mérito de Guéra.

A edição da Panini faz jus à história, com capa dura, papel de ótima qualidade e extras que variam entre um interessante prefácio escrito por Brian K. Vaughn (conhecido por séries como Saga, Leões de Bagdá e Y – O Último Homem), estudos de personagem e o roteiro na íntegra da primeira edição. A despeito da polêmica do preço do quadrinho quando foi lançado, concordo que o valor não foi muito bem explicado pela Panini e que realmente está bem elevado. Entretanto, você consegue encontrá-lo facilmente com bons descontos e acho que vale a pena, mas é claro que isso vai depender de cada leitor.

Escalpo é uma das melhores séries que o selo Vertigo já proporcionou e caso você seja fã de boas histórias policiais, é indispensável na sua estante. Estou ansioso para ler os próximos volumes e continuar me aventurando em Rosa da Pradaria. A jornada de Dash está apenas começando.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora : Panini
Ano de lançamento: 2017
Páginas: 296
Preço: R$ 120,00

(Visited 333 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.