O que Rolou na 22ª edição da Fest Comix

Salve Justiceiros! Nos dias 17,18 e 19 de Julho rolou a Fest Comix, evento tradicional de quadrinhos organizado pela Comix Book Shop. Eu fui no dia 18(Sábado) e agora vou contar pra vocês um pouco sobre o que aconteceu por lá.

Esta foi a 22ª edição do evento, que já está no calendário de todo fã de quadrinhos que precisa pôr em dia sua coleção, já que a Fest Comix tem um foco muito grande em vendas de Hqs com desconto, tanto que a maior parte do evento é dedicado ao estande de sua organizadora. Esta foi a minha segunda Fest Comix (a primeira foi em 2015) e posso afirmar que estava mais organizado do que no ano passado. Era possível transitar no evento tranquilamente, mesmo no momento de pico de lotação do espaço.

Além da Comix, outras lojas e editoras nacionais também tinham seus estandes de vendas. Veneta, Mino, Zarabatana, Empório HQ Rika estavam presentes no evento e também oferecendo descontos interessantes em seus materiais. Algumas inclusive contavam com os artistas responsáveis pelas HQs em seus estandes para autógrafo.

O Gigantesco estande da Comix

E por falar em artistas, vários grandes nomes nacionais estavam no evento. Marcelo Quintanilha, Gustavo Duarte, Danilo Beyruth, Vitor e Lu Cafaggi, Paulo Crumbim e Cristina Eiko, Ivan Reis, Rod Reis, Luke Ross, Pedro Cobiaco, Camilo Solano, Shiko e muitos outros. Na área dos artistas você podia levar suas HQs pra autografar, comprar prints ou tentar conseguir um sketch com os artistas. Particularmente a área dos artistas é sempre minha favorita do evento.

Consegui conversar com o Danilo Beyruth e com o Gustavo Duarte por mais tempo, autores das Graphic MSP do Astronauta e do Chico Bento respectivamente. O Danilo disse que está trabalhando no terceiro volume do Astronauta que já teve os encadernados Magnetar (que recomendamos na nossa lista de HQs para iniciantes) e Singularidade, além de estar desenhando a personagem Gwenpool para a Marvel. O Gustavo está trabalhando em um quadrinho autoral no momento, que ele não pôde dar muitos detalhes, e em mais um projeto pra DC, depois de desenhar uma bem-sucedida série do Bizarro (que era presença garantida nas mãos de quem estava na fila de autógrafos). Fiquem de olho no trabalho desses caras, pois sempre vale a pena.

Danilo Beyruth durante a sessão de autógrafos

Haviam também locais em que ocorreram palestras e painéis de editoras, como o estande da Revista Mundo dos Super-Heróis (que também tinha grandes descontos nas revistas) e o auditório Arena Comix. Lá ficamos sabendo sobre alguns lançamentos pelas editoras, como mais informações sobre o relançamento de Fullmetal Alchemist pela JBC, e alguns lançamentos da Panini como Lendas do Cavaleiros das Trevas de Gene Colan e Punho de Ferro da dupla Matt Fraction e David Aja. E também alguns artistas deram palestras, como Luke Ross.

Palestra de Luke Ross
Estande da revista Mundo dos Super-Heróis

É claro que o evento tinha seus pontos negativos. A comida era muito cara e não era muito boa, algo que virou padrão nesses grandes eventos, e a Comix não estava oferecendo descontos muito grandes, como em anos anteriores. Fica também a menção da ausência de algumas editoras como a Devir, que não tinha um estande próprio no evento. Talvez isso tenha acontecido devido à crise econômica, mas ao menos na parte da alimentação deveriam haver mais opções e com preços mais em conta para o público.

Panini promovendo o recente lançamento de One-Punch man em seu estande que tinha foco na venda de assinaturas.

Enfim, a Fest Comix continua sendo um dos principais eventos de quadrinhos do país (com certeza é o maior com foco em vendas) e recomendo que você vá nas próximas edições, pois será muito proveitoso. Se você acompanha nosso Instagram (segue a gente lá o/), viu que fiz algumas aquisições no evento e pretendo resenhar boa parte do material para o site, então fiquem ligados. Até a próxima!

(Visited 185 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.