Recomendação da Semana – A Conversação

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um filme dirigido por um dos grandes mestres do cinema, protagonizado por um ator brilhante e que, infelizmente, fica um pouco esquecido na extensa filmografia de seu realizador. A recomendação de hoje é A Conversação, filme escrito e dirigido por Francis Ford Coppola e protagonizado por Gene Hackman.

A sinopse do filme é relativamente simples, mas intrigante; Harry Caul (Gene Hackman) é um paranoico e competente especialista em vigilância que é contratado por um poderoso empresário (Robert Duvall) para vigiar um casal. Conforme o trabalho vai se desenrolando, Caul percebe que o casal pode estar envolvido em algo muito sério e que corre o risco de ser assassinado. Com isso em mente, ele tentará agir para evitar que isso aconteça, ao mesmo tempo em que começa a perceber que está sendo monitorado por seus contratantes.

A Conversação é uma obra que acaba um pouco eclipsada na filmografia de Coppola, já que foi feita entre obras primas como Poderoso Chefão, Poderoso Chefão Parte II e Apocalypse Now, mas que todo cinéfilo deve conferir. Neste filme, o diretor demonstra toda sua sofisticação ao construir uma narrativa baseada em causa e efeito, na qual os acontecimentos ocorrem como se fossem peças de dominó caindo em sequência. Há longas cenas sem cortes nas quais Coppola hipnotiza o expectador para que ele fique cada vez mais imerso na trama e comece a realizar os mesmos questionamentos que o protagonista, misturando realidade e o surreal de forma brilhante. Além disso, há um ótimo trabalho de som que ajuda na imersão na trama e que conversa com a profissão do protagonista.

Claro que um trabalho de direção desse nível deve ser complementado por um bom trabalho de atuações, e aqui isso não é diferente. Gene Hackman é um dos maiores atores de sua geração, como você pode perceber ao assistir obras como Conexão França e Os Imperdoáveis, e aqui ele constrói um personagem com várias camadas que vão sendo demonstradas conforme a trama avança. É seu ponto de vista que conduz o espectador e, com isso, surpreende em diversos momentos em que se questiona o que é real e o que não é. Há ainda grandes nomes no elenco como Robert Duvall e John Cazale, com os quais Coppola trabalhou em O Poderoso Chefão, e um jovem Harrison Ford, que apresentam trabalhos de atuação muito bons e que ajudam a acrescentar complexidade à trama.

No momento em que escrevo esse texto, o filme está disponível no Prime Video e no Telecine Play. Entretanto, por motivos inexplicáveis, no Prime Vide o filme não possui legendas em Português, algo que chega a ser comum no serviço da Amazon e um de seus grandes pontos baixo. Eles precisam ter mais cuidado com seu catálogo, unificando tanto as opções de áudio, quanto as de legenda.

Em A Conversação, você encontrará tudo que tornou Francis Ford Coppola um dos maiores cineastas de todos os tempos. Elegante, sofisticado e intrigante, o filme traz questionamentos ao espectador e faz com que ele mergulhe na mente do protagonista. Experiência inestimável para aqueles que apreciam bons filmes.

Ficha Técnica

Duração: 113 minutos
Estúdio: The Directors Company/Paramount Pictures
Direção: Francis Ford Coppola
Roteiro: Francis Ford Coppola
Elenco: Gene Hackman, John Cazale, Allen Garfield, Frederic Forrest, Cindy Williams, Harrison Ford, Robert Duvall

(Visited 243 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.