Recomendação da Semana – Batman: O Messias

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é uma das histórias mais legais do Homem Morcego, com críticas sociais contundentes, um clima de terror sufocante e uma arte estupenda. A recomendação de hoje é Batman – Messias, quadrinho escrito por Jim Starlin e arte de Bernie Wrightson.

Em O Messias vemos o surgimento do Diácono Blackfire, um líder religioso que está montando um exército composto por indigentes e párias com o objetivo de tomar o controle de Gotham. Seus métodos acabam por instaurar um grande caos na cidade, o qual Batman deve combater mesmo que em certos momentos passe a duvidar de si mesmo e flerte com a loucura ao ser confrontado pelo discurso de Blackfire.

Jim Starlin é mais reconhecido por suas histórias cósmicas, tanto nas grandes editoras como a fase do Capitão Marvel e a saga Desafio Infinito na Marvel e Odisseia Cósmica na DC, quanto em trabalhos autorais como Dreadstar. Neste quadrinho ele faz algo bastante diferente, com uma história bem pé no chão sobre fanatismo religioso, ascensão do fascismo, distribuição de renda e luta de classes. É muito curioso como uma história escrita nos anos 80, especificamente 1988, consegue ser tão atual e precisa ao falar sobre a sociedade. Repare na utilização de programas de TV para criar o clima da obra, referenciando o que Frank Miller fez em Cavaleiro das Trevas, e veja como o discurso de alguns cidadãos se repete nos dias de hoje em boa parte da população do nosso mundo.

A arte de Bernie Wrightson, um dos grandes mestres dos quadrinhos de terror e co-criador do Monstro do Pântano, casa perfeitamente com o roteiro. O artista sabe como causar tensão no leitor, seja com seu belo traço, seja com seu pleno domínio da narrativa, em cenas que impressionam estarem presentes em um quadrinho mainstream e também consegue transmitir a confusão entre o real e o lúdico que o protagonista está sentindo. Um trabalho realmente primoroso.

A edição da Panini possui um bom acabamento gráfico, com capa dura, papel couchê de boa qualidade e um trabalho editorial competente, sem erros evidentes. Não há muitos extras na publicação, apenas uma ótima introdução de Starlin que contextualiza a obra e discute diversos temas, sendo o principal deles a censura nas artes.

Messias com certeza é uma das melhores histórias do Batman, sendo recomendável tanto para grandes fãs do personagem como para qualquer apreciador de uma boa história. Com bastante profundidade nos temas abordados e uma bela arte, é indispensável na prateleira de qualquer colecionador.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora : Panini
Ano de lançamento: 2019
Páginas: 204
Preço: R$ 71,00

(Visited 929 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.