Recomendação da Semana – Doutor Estranho e Doutor Destino – Triunfo e Tormento

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um quadrinho protagonizado por dois mestres das artes místicas, mas que as utilizam e formas distintas, em busca de um nobre objetivo. A recomendação de hoje é Doutor Estranho e Doutor Destino – Triunfo e Tormento, quadrinho escrito por Roger Stern, desenhado por Mike Mignola e colorido e arte finalizado por Mark Badger.

Em Triunfo e Tormento, os feiticeiros mais poderosos do planeta são convocados pelo Mestre Gêngis, um grande mestre as artes místicas, para um desafio que irá determinar quem é o merecedor do título de Mago Supremo. Após um intenso embate, Stephen Strange, o Doutor Estranho, vence o desafio, mas com o título de Mago Supremo vem também um fardo: prestar um favor ao outro feiticeiro que teve um bom desempenho na tarefa proposta por Gêngis. Para o azar de Strange, o agraciado com este favor é Victor Von Doom, o Doutor Destino, terrível vilão do Quarteto Fantástico e governante da Latvéria, versado tanto na ciência quanto na feitiçaria e que solicita a ajuda do Doutor Estranho em uma tarefa nada fácil: resgatar a alma de sua mãe das garras de Mefisto no Inferno.

Roger Stern é um dos mais subestimados autores de quadrinhos dos EUA, tudo que ele produziu possui muita qualidade, embora seus trabalhos raramente sejam comentados. Em Triunfo e Tormento, Stern explora a complexidade de Doutor Estranho e de Doutor Destino de forma magistral em uma trama repleta de reviravoltas, que prende a atenção do leitor desde a primeira página. Ele entrelaça as origens dos personagens de uma forma em que percebemos que, por mais que eles sejam opostos em diversos aspectos, a tragédia presente em suas vidas os une de forma muito poderosa. Essa história apresenta uma das melhores representações de Victor Von Doom já vistas nos quadrinhos, a forma com que Stern amarra cada uma das ações do personagem com o fim da história é algo digno dos grandes autores.

A arte de Mignola é um pouco diferente do que ele fez posteriormente em Hellboy, mas apresenta grande qualidade e dá indícios do que ele produziria ao ilustrar as histórias de sua maior criação. É interessante a estética sombria que ele traz para o quadrinho, muito auxiliado pelas cores de Mark Badger, e também a narrativa arrojada que traz um bom ritmo para a história. Nunca se deve perder a oportunidade de se apreciar o trabalho de Mignola.

A última edição publicada no brasil dessa história foi feita pela Panini, em capa dura e papel couché, sem extras. A história também foi publicada pela editora Abril em sua coleção Graphic Marvel. Infelizmente a última publicação é de 2013, o que torna um pouco mais difícil encontra-la à venda, mas vale a busca em sebos ou grupos de colecionadores.

Triunfo e Tormento é um ótimo quadrinho de super-herói, um exemplo do talento de Roger Stern e uma oportunidade de se apreciar a arte de Mike Mignola. Se você quer conhecer mais sobre o Doutor Estranho e o Doutor Destino ou apenas ler um bom quadrinho, essa obra é um verdadeiro prato cheio.

Ficha técnica

Editora: Panini
Tradução: Mario Luiz C. Barroso
Ano de lançamento: 2013
Páginas: 86
Preço: R$21,90

(Visited 344 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.