Y: O Último Homem Vol. 4 – Rumo ao fim!

Dando prosseguimento a uma das séries mais interessantes do Selo Vertigo nos últimos 15 anos, a Panini lançou o quarto volume de luxo de Y: O Último Homem, obra escrita por Brian K. Vaughan e desenhada por Pia Guerra (e alguns artistas convidados).

Neste volume, Vaughan vai direcionando a jornada de Yorick Brown para o fim, sempre acompanhado por seu macaco Ampersand, a agente 355 e a Doutora Mann. A busca pela origem da praga que dizimou todos os seres com cromossomo Y leva a trupe de protagonistas ao Japão, onde eles enfrentarão os mais diversos perigos e descobrirão que o vírus pode ter sido planejado.

Um dos pontos altos da série é que ela não foca apenas nos protagonistas, mas também foca em personagens secundários para que o leitor tenha um panorama da situação da sociedade após a praga que dizimou os animais do sexo masculino. O mais interessante é que neste volume, essas histórias paralelas começam a se entrelaçar com a trama principal, principalmente a jornada de Hero, a irmã de Yorick.

Os roteiros de Brian K. Vaughan continuam sensacionais, misturando criticas sociais com tiradas muito bem-humoradas, ele mostra porque é um dos roteiristas mais competentes deste século. Ele sabe muito bem como cadenciar a história e inserir os ganchos para manter o leitor preso à história, que aliás lembra muito uma série de TV. Não à toa, o quadrinho está sendo adaptado neste momento para uma série de TV pelo canal FX.

O trabalho de Pia Guerra continua bastante competente. A artista possui um traço simples, porém bastante elegante, que é bastante expressivo. Isso ajuda bastante a transmitir todos os sentimentos que Vaughan quer passar com seus roteiros. Goran Sudzuka, que substitui Pia em algumas edições, não deixa a peteca cair e mantem o alto nível de arte da série.

O acabamento da edição da Panini é muito bom, em capa dura, papel de boa qualidade e belo acabamento. Como extras, há apenas o roteiro completo de uma das edições, o que particularmente acho pouco pra uma edição definitiva, mas entendo que a Panini esteja apenas reproduzindo o que foi feito nos EUA. Uma outra crítica que sempre faço é que acho que a série deveria ter uma espécie de guia de referências ou mais notas editoriais, já que o autor utiliza muitas referências à cultura pop e algumas podem não ser notadas por leitores mais inexperientes.

Y: O Último Homem é definitivamente uma das séries de quadrinhos mais legais de todos os tempos, um dos grandes expoentes do selo Vertigo (que infelizmente chegou ao fim recentemente). Se você ainda não está lendo, está perdendo seu tempo.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah, e sempre tem um desconto bem legal 😉

Neste link você encontra o review dos volumes anteriores.

Ficha Técnica

Editora : Panini
Ano de lançamento: 2017
Páginas: 296
Preço: R$ 79,00
Onde encontrar: Livrarias e lojas especializadas

 

(Visited 268 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.