Bone: O Vale ou o Equinócio Vernal – Uma mistura inusitada que deu certo!

Você é fã dos quadrinhos Disney, principalmente pelos escritos por Carl Barks? E do universo criado por Tolkien em obras como O Hobbit e O Senhor dos Anéis? Se a sua resposta for sim para qualquer uma das perguntas, por mais desconexas que elas possam parecer, você com certeza vai gostar de Bone, quadrinho escrito e desenhado por Jeff Smith e que teve o primeiro volume, de um total de três, chamado O Vale ou Equinócio Vernal publicado recentemente pela editora Todavia aqui no Brasil.

O quadrinho conta a história de três primos, Fone Bone, Phoney Bone e Smiley Bone, que foram expulsos de sua cidade natal, Boneville. Eles então partem em uma jornada para encontrar uma nova moradia, acabam sendo separados e a partir desse momento acompanhamos a busca de Fone Bone por seus primos, na qual ele encontrará a jovem Espinho e sua avó, a vovó Ben, e se envolverá em uma trama muito mais abrangente do que sua mente pode conceber.

É interessante como o autor segue uma linha bastante despretensiosa nas primeiras histórias, muito bem-humoradas, mas com o passar do tempo a trama vai ficando mais amarrada e séria e quando você se der conta estará imerso em uma trama de fantasia digna de grandes mestres do gênero. Como podemos ver nos extras da edição, Jeff Smith fez isso de caso pensado, pois queria prender os leitores já nas primeiras histórias e assim explorar com mais profundidade a trama posteriormente.

Além de ser um roteirista bastante hábil, Smith também é um desenhista de mão cheia. Não se deixe enganar pelos personagens fofinhos que ele desenha, preste atenção nos belíssimos cenários que ele constrói com um traço que é simples e ao mesmo tempo mostra toda a grandeza e beleza daquele mundo. Não a toa, a série foi premiada com dez Eisners (considerado o Oscar dos quadrinhos) e onze Harveys (outro prêmio bastante importante da indústria de quadrinhos dos EUA).

A edição da editora Todavia, a qual eu não conhecia, é bastante completa com capa cartão, orelhas, papel couchê de ótima qualidade e extras que incluem uma galeria de capas e um texto muito elucidativo escrito pelo próprio autor em que ele comenta um pouco sobre como funcionava seu processo criativo e em como ele fez parte de uma verdadeira revolução na forma de se publicar quadrinhos independentes nos EUA. A série já teve outras tentativas de publicação por aqui, mas nunca foi concluída. Agora a Todavia promete finalizá-la, aliás os próximos dois volumes foram prometidos para este ano, com o segundo tendo data de lançamento prevista para Abril.

Bone é com certeza um dos quadrinhos mais apaixonantes de todos os tempos. Misturando fantasia e bom humor, prende o leitor desde a primeira página e o torna um fã inveterado do trabalho de Jeff Smith. Não perca tempo e garanta já seu exemplar.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha Técnica

Editora : Todavia
Ano de lançamento: 2018
Páginas: 448
Preço: R$79,90
Onde encontrar: Livrarias e lojas especializadas

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.