Recomendação da Semana – Intrusos

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um quadrinho que explora a narrativa de uma forma que deveria ser feita mais vezes, escrito e desenhado por um dos autores mais aclamados dos quadrinhos autorais norte-americanos dos últimos anos. A recomendação de hoje é Intrusos, quadrinho escrito e desenhado por Adrian Tomine.

Em Intrusos, Adrian Tomine apresenta uma coletânea de seis histórias nas quais, de maneira irônica e ácida, retrata questões como a ambição criativa, dinâmicas familiares, a influência da pornografia na sociedade, a psicopatia humana, a passagem do tempo, entre outros temas que estão presentes na contemporaneidade.

Tomine é um dos grandes contistas que os quadrinhos já tiveram, apresentando histórias peculiares nas quais ele analisa o ser humano de maneira muito única. O autor sabe como capturar emoções em suas páginas e expressar de forma com que o leitor se identifique facilmente, apresentando o peso do amor e sua falta, o orgulho, o luto, conflitos familiares e a ansiedade presente em se viver no século XXI com pitadas de humor sarcástico que tornam os temas um pouco mais leves, embora não menos contundentes.

É impressionante a forma com que Tomine consegue alternar seu traço e estilo narrativo em cada história, de uma forma que pareçam artistas diferentes, ao mesmo tempo em que você o reconhece de qualquer forma. Em algumas histórias ele faz menção ao que autores como Chris Ware e Nick Drnaso fazem, representando o quadrinho autoral contemporâneo norte-americano, em outras ele constrói páginas que lembram os trabalhos de Daniel Clowes, em outras ele presta uma homenagem a Yoshihiro Tatsumi (inclusive dedicando a história para o autor japonês). Uma história nunca é contada igual a anterior, sempre há uma nova perspectiva narrativa, um novo estilo de traço e uma nova brincadeira com a utilização das cores. Isso traz um frescor para a obra que raríssimos autores conseguem imprimir em seus trabalhos.

Não é a toa que o autor tenha tido cada vez mais reconhecimento em seus trabalhos nos últimos anos, já tendo vencido doze prêmios Eisners, um dos mais prestigiados dos quadrinhos, um deles por Intrusos e o mais recente por sua obra mais aclamada, A Solidão de Um Quadrinho Sem Fim. Ele também é um autor recorrente na prestigiada revista The New Yorker.

O quadrinho foi publicado no Brasil pela editora Nemo, em capa cartão, papel offset e formato livro, sem extras. A editora merece elogios por buscar sempre trazer trabalhos mais alternativos que deveriam ser conhecidos pelos leitores brasileiros, ampliando seu horizonte de leituras.

Intrusos é um quadrinho que merece ser lido devido a versatilidade que seu autor imprime nas páginas da obra. Espero que o trabalho de Tomine seja cada vez mais apreciado pelos leitores brasileiros, com certeza é um autor que você deve ficar de olho e ler tudo que tenha seu nome na capa. É uma ótima maneira de ampliar seu repertório sobre quadrinhos.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora: Nemo
Tradução: Érico Assis
Ano de lançamento: 2019
Páginas: 128
Preço: R$59,80

(Visited 204 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.