Recomendação da Semana – Meus Vizinhos, os Yamadas

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um filme de um famoso estúdio de animação, entretanto não é muito comentado por aí. A recomendação de hoje é Meus Vizinhos, os Yamadas, filme produzido pelo Studio Ghibli, escrito e dirigido por Isao Takahata.

Geralmente, quando se fala em Studio Ghibli logo nos vem a cabeça as obras de Hayao Myazaki e seu estilo único, como A Viagem de Chihiro, Meu Vizinho Totoro, Nausicaä do Vale do Vento, Princesa Mononoke, entre outros. Mas é claro que o estúdio não se resume a esses trabalhos, tendo outras pérolas em seu catálogo como os trabalhos de Isao Takahata, um dos fundadores do estúdio.

Em Meus Vizinhos, os Yamadas, acompanhamos o cotidiano dos membros da família Yamada, Takashi e Matsuko (o pai e a mãe), Shige (a mãe de Matsuko), Noboru (o filho de 13 anos), Nonoko (a filha de 5 anos), e Pochi (o cão da família). O filme é composto de uma série de histórias curtas que mostram diversos causos pelos quais os Yamadas passam, de forma bastante bem-humorada.

O filme possui um estilo de animação bastante particular, ainda mais se comparado à outras obras do Ghibli. Um traço mais cartunesco e fluído é adotado aqui, casando perfeitamente com o estilo mais bem-humorado que a obra se propõe. Dessa forma, acompanhamos a família Yamada passando por situações comuns à todas as famílias, como discussões por motivos fúteis, o aconselhamento dos pais para com seus filhos, o confronto com a perda, enfim, coisas com as quais eu tenho certeza que você irá se identificar.

O fato do filme ser dividido em pequenos esquetes, alternando o protagonismo entre os personagens da família, trazem um bom ritmo para a trama. Ainda que alguns episódios sejam mais engraçados e interessantes que outros, o filme mantém uma boa regularidade e demonstra todo o talento de Takahata, já que ele demonstra ser um diretor muito versátil, não por seu trabalho aqui, mas em como ele consegue apresentar filmes completamente diferentes como Túmulo dos Vagalumes e A Lenda da Princesa Kaguya. Um grande gênio.

Meus Vizinhos, os Yamadas é uma verdadeira pérola perdida no catálogo do Studio Ghibli, sendo um daqueles filmes que traz um calorzinho no coração do espectador. Aproveite que ele está disponível na Netflix, reúna a família (respeitando a quarentena, é claro) e assista. Garanto que você dará boas risadas e esquecerá um pouco o caos pelo o qual o mundo está passando no momento.

Ficha Técnica

Duração: 104 minutos
Estúdio: Studio Ghibli
Direção:
Isao Takahata
Roteiro: Isao Takahata
Elenco: Hayato Isobata, Masako Araki, Naomi Uno, Touru Masuoka, Yukiji Asaoka, Akiko Yano, Kosanji Yanagiya

(Visited 546 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.