Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. Hoje a recomendação é um quadrinho que demonstra de forma bastante singela o verdadeiro significado de ser um herói, referenciando personagens como Superman e Capitão Marvel (Shazam não trabalhamos rs). A recomendação de hoje é Superior, quadrinho escrito por Mark Millar e desenhado por Leinil Francis Yu.
Mark Millar é autor bastante famoso por escrever verdadeiros blockbusters em forma de quadrinhos. Além de ser responsável por obras como Supremos, Superman – Entre a Foice e o Martelo e Guerra Civil nas grandes editoras, ele também é conhecido por seus trabalhos autorais como Kick-Ass, Huck, Legado de Júpiter (que já recomendamos aqui), Procurado, entre outros. Millar é muitas vezes acusado de estar simplesmente escrevendo storyboards para serem adaptados em obras audiovisuais, como aconteceu com Kick-Ass e Procurado e como acontecerá com outras obras, já que os direitos de adaptação foram todos comprados pela Netflix. Todas essas obras autorais compõem o Millarworld, e por mais que nem todas elas se destaquem por sua qualidade, é fato que há alguns trabalhos bastante dignos de nota. Superior com certeza é um desses casos.
O quadrinho conta a história de Simon Pooni, um garoto de 12 anos que é um verdadeiro prodígio no basquete. Simon tem uma grande carreira pela frente, mas vê todos seus sonhos serem interrompidos ao ser diagnosticado com esclerose múltipla. Ele perde a capacidade de andar, fica cego de um olho e algumas vezes mal consegue mover os músculos para falar. Ele deseja toda noite que sua doença vá embora de alguma forma e acaba tendo esse desejo atendido quando recebe a visita do estranho macaco Ormon, que o transforma no lendário Superior, o lendário herói dos quadrinhos e cinema. Ormon diz de forma um pouco sinistra que tudo será explicado em uma semana e durante esse período Simon salva pessoas, evita desastres naturais, acaba com guerras e se torna o herói mais amado do planeta. Porém, quando este período acaba, Simon é confrontado pelo preso de uma escolha e terá que provar para si mesmo que realmente pode vestir o mando de Superior.
É curioso como Millar, um autor reconhecido por obras mais violentas e massaveísticas (sim, talvez eu tenha inventado essa palavra rs) consegue contar uma história de forma tão sensível, misturando aspectos clássicos de heroísmo com uma abordagem moderna. Uma deliciosa mistura de Superman e Capitão Marvel, mostrando o significado de responsabilidade e o peso de escolhas. É também muito legal ver como o autor explora a amizade entre Simon e seu amigo Chris, que é a primeira pessoa para quem ele conta que ganhou poderes. Fica claro que Geoff Johns bebeu bastante desse trabalho para construir a abordagem moderna do Capitão Marvel, renomeado como Shazam, durante os Novos 52.
A arte de Leinil Fracis Yu, que você deve conhecer por trabalhos como Invasão Secreta e desenhos na revista do Capitão América, é bastante competente. O artista usa muitos planos cinematográficos para representar cenas de ação bastante frenéticas, mas também consegue construir quadros mais intimistas quando estamos acompanhando a parte mais humana da história.
A edição da Panini é muito bonita, em capa dura e papel de ótima qualidade, e um trabalho editorial competente. Há extras muito interessantes sobre o processo criativo de Yu na composição de suas páginas e um texto de Millar falando sobre a criação de seus próprios personagens.
Superior é um quadrinho que remete ao mais puro significado de heroísmo e evoca o melhor que os personagens que tanto gostamos representam. Não é à toa que o quadrinho é dedicado à Cristopher Reeve e Richard Donner, os responsáveis pelo filme que fez com que acreditássemos que o homem pode voar. Se você gosta desse tipo de história, esse quadrinho é um prato cheio.
Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah, e sempre tem um desconto bem legal 😉
Ficha técnica
Editora : Panini
Ano de lançamento: 2014
Páginas: 208
Preço: R$ 56,00
Onde encontrar: Livrarias e lojas especializadas.
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024
- A Noite dos Palhaços Mudos – O brilhantismo de Laerte! - 4 de outubro de 2024