Recomendação da semana – Ubik

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um verdadeiro clássico da ficção científica, sendo listado pela revista Time como um dos 100 melhores romances em língua inglesa de todos os tempos. A recomendação de hoje é Ubik, obra escrita por Philip K. Dick.

A história se passa em 1992 numa Nova York futurista, a humanidade evoluiu e desenvolveu poderes psíquicos e previsões do futuro. Nesta sociedade, a privacidade nunca é uma certeza, já que telepatas podem estar manipulando sua realidade em qualquer lugar. Por isso, algumas empresas oferecem os serviços de bloquear a ação desses humanos superdotados, e quem realiza esse serviço são humanos com capacidade de neutralização. Glenn Rucinter é proprietário de uma dessas empresas e passa a enfrentar problemas quando funcionários começam a desaparecer. Só lhe resta consultar sua falecida esposa, que, como todos os mortos, pode ser reanimada por curtos períodos para se comunicar, para que ela lhe diga o que fazer. Porém, uma entidade desconhecida começa a interferir nessa comunicação e as coisas vão de mal a pior quando uma missão de Rucinter e seus contratados na Lua acaba de maneira catastrófica.

Philip K. Dick é um dos maiores escritores de ficção científica de todos os tempos, trazendo uma visão bastante crítica quanto ao avanço da tecnologia em nossa sociedade, sendo considerado um dos pais do gênero cyberpunk. Ele também é bastante influente, o que fica visível em Ubik, já que aqui você verá diversos conceitos que foram vistos posteriormente nas mais diversas mídias, como, por exemplo, em Matrix e Black Mirror, principalmente ao que tange a questões que envolvem as linhas que dividem o que é real e o que é fantasia.

O debate levantado pelo autor sobre privacidade é extremamente atual, já que esse assunto está frequentemente em pauta em nossos tempos. Numa era em que governos podem monitorar seus cidadãos das mais diversas formas, os questionamentos levantados por Dick ainda no final dos anos 60 (o livro foi originalmente publicado em 1969) se tornam ainda mais relevantes para seus leitores. Tudo isso é muito bem apresentado de forma irônica e pessimista, como é tradição em seus trabalhos.

A editora Aleph, responsável pela publicação de Ubik, investe pesado em Philip K. Dick, tendo publicado diversos livros do autor, como os famosos Andróides Sonham com Ovelhas Elétricas? O Homem do Castelo Alto e coletâneas como Realidades Adaptadas (com todos os contos do autor que deram origem a filmes) e Sonhos Elétricos (que foi adaptado em uma série para o Amazon Prime Video). A editora vem fazendo um ótimo trabalho com ficção científica e espero que continue ativa por muitos anos.

Ubik agradar tanto àqueles que já conhecem o trabalho de Philip K. Dick quanto àqueles que querem conhecer o trabalho desse grande mestre da ficção científica. Mergulhe na obra desse gênio e eu garanto que você não irá se arrepender.

Para comprar esse livro clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉 Ficha técnica Editora: Aleph Tradução: Ludimila Hashimoto Ano de lançamento: 2019 Páginas: 248 Preço: R$ 54,90
(Visited 139 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.