Sob o Solo – Nem tudo é o que parece!

Experimentos narrativos são muito comuns quando falamos em quadrinhos. Há sempre alguns artistas inquietos que estão explorando os limites da mídia, as vezes produzindo histórias espetaculares, as vezes produzindo obras que se resumem somente a narrativa sem contar uma história de verdade. Em Sob o Solo, Bianca Pinheiro e Greg Stella miram no primeiro caso, mas será que acertam?

Neste quadrinho acompanhamos a história de dois soldados, um deles gravemente ferido, presos em um bunker em meio a uma guerra. A única esperança deles é utilizar um velho rádio comunicados para chamar reforços e serem resgatados. Entretanto, conforme o tempo passa, eles serão confrontados por seus medos, anseios e arrependimentos, ao passo que a esperança de ser resgatado vai se esvaindo.

Você pode ter reparado que a descrição de cenário e personagens que fiz é genérica, e isso não é por acaso. Bianca e Greg fizeram esta escolha pois neste caso não é importante que você se apegue aos personagens em si, o que pode acontecer, mas que se identifique com as situações pelas quais eles passam e com sentimentos universais a qualquer ser humano.

A história em si parte de uma premissa simples que pode enganar o leitor, já que este acaba sendo surpreendido conforme a narrativa vai avançando. É muito interessante a forma com a qual os autores exploram questões psicológicas dos personagens , ao passo que não serão raras as situações em que você poderá pensar “eu agiria dessa forma nessa situação?”, já que o aspecto mais impessoal da obra é o que acaba inserindo o leitor dentro da história.

Quanto a arte, ela pode inicialmente afastar o interesse pela obra, já que é visualmente simples, mas não se deixe enganar. Bianca e Greg sabem como trabalhar com um traço mais simples, brincando com a narrativa entre os quadros e, quando necessário, utilizam um traço muito detalhado para atrair a atenção do leitor a certos elementos da trama.

Bianca Pinheiro, como já mencionei algumas vezes, é uma das quadrinistas mais talentosas e versáteis do nosso país. Ela consegue alternar de maneira muito bem entre trabalhos mais fofinhos, como Mônica – Força, e outros com maior foco no terror, como Dora, sempre mantendo a qualidade. Eu não estava familiarizado com o trabalho de Greg Stella, mas vi que além deste trabalho junto à sua esposa, eles também publicaram Eles Estão Por Aí (que concorreu ao Jabuti) e Meu Pai é Um Homem da Montanha, que também possuem um aspecto mais existencialista. É interessante como a parceria gera trabalhos bem diferentes de quando eles estão sozinhos.

A editora Pipoca e Nanquim fez um bom trabalho nesta edição, como é costume em suas publicações. Sob o Solo faz parte do selo de originais da editora, que em sua primeira leva reuniu trabalhos muito interessantes, que eventualmente também aparecerão aqui no site.

Sob o Solo é um quadrinho diferente, que explora os limites da mídia e que pode ser interpretado de diversas formas. É uma obra que com certeza merece sua atenção, já que é sempre bom consumir histórias que fogem da mesmice.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora: Pipoca e Nanquim
Ano de lançamento: 2019
Páginas: 104
Preço: R$49,90

(Visited 401 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.