Recomendação da Semana – Dora

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. E hoje recomendarei um excelente quadrinho nacional de Terror de uma das mais talentosas quadrinistas da atualidade. A recomendação de hoje é Dora, escrito e desenhado por Bianca Pinheiro.

Você deve se lembrar que em meu texto sobre as melhores leituras de 2016 eu mencionei que Mônica-Força é uma das melhores Graphic MSP já lançadas e que com certeza era um dos melhores lançamentos do ano passado. Também mencionei que iria correr atrás de mais material escrito pela Bianca pois havia ficado impressionado com a sensibilidade e a capacidade de transmitir sentimentos que ela possuía. Na CCXP 2016 pude conhecê-la, dizer o quanto admiro seu trabalho e adquirir Dora diretamente com ela e esta com certeza foi uma das minhas melhores aquisições no evento.

Dora foi inicialmente um projeto que a Bianca lançou em 2014 via Catarse (que caso você não conheça é um site de financiamento coletivo que muitos quadrinistas utilizam para lançar seus trabalhos) e que a editora Mino resolveu republicar em 2016. A história se inicia com a investigação do assassinato de 15 pessoas em uma escola e a principal suspeita de ter cometido estes assassinatos é Dora, uma garota diferente (alguns a chamam de estranha) que desde muito cedo conviveu com estranhos acontecimentos ao seu redor.

Todos os acontecimentos da vida de Dora são narrados por sua mãe, que está prestando depoimento para a polícia e tenta provar que sua filha é inocente perante todas as acusações. Mais uma vez o talento de Bianca em transmitir emoções vem à tona, pois com maestria ela demonstra todo o amor que uma mãe sente por sua filha e o desespero que ela sente ao tentar refutar as acusações de que sua garotinha é um monstro.

O quadrinho possui diversas influências, mas as mais latentes são Carrie e Precisamos falar sobre Kelvin, filmes que exploram relações entre mães e filhos. A arte de Bianca está um pouco diferente de seus outros trabalhos, mais sombria e por ser em preto e branco consegue transmitir muito bem todo o medo que circunda a história, tanto por parte de Dora e sua mãe quanto pelas pessoas ao seu redor.

Se você está procurando uma HQ diferente do comum eu recomendo que você leia Dora o quanto antes. Uma história que emociona e proporciona uma bela reflexão. Você já leu esta HQ? O que achou? Deixe sua opinião aí nos comentários. A nossa coluna de recomendações volta semana que vem.

Ficha Técnica

Editora : Mino
Ano de lançamento: 2016
Páginas: 128
Preço: R$37,00
Onde encontrar: Livrarias e lojas especializadas

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.