Y- O Último Homem Vol. 1- A extinção da sociedade como conhecemos

O selo Vertigo tem uma tradição de trazer histórias diferentes, com alto padrão de qualidade na maioria das vezes. Talvez hoje o selo tenha sido sucateado por sua proprietária, a DC Comics, e não tenha um volume de produção tão grande, mas entre os anos 90 e o início dos anos 2000 o selo propiciou uma excelente safra de quadrinhos. Y-O Último Homem com certeza é um deles.

showimage

Lançado originalmente em 2002, escrito por Brian K. Vaughan e desenhado por Pia Guerra, esta HQ conta a história de um mundo no qual por alguma questão desconhecida os homens, e por sua vez o cromossomo Y, foram dizimados do planeta. As únicas exceções são o jovem ilusionista Yorick Brown e seu macaco de estimação, Ampersand.

Com a extinção dos homens, as mulheres têm que assumir o controle da sociedade e é aí que mora a genialidade do roteiro de Vaughan. O escritor discute questões como a diferença de força do homem e da mulher na sociedade, o porquê desta diferença existir, a separação de atividades na sociedade de acordo com o gênero, o extremismo de certos grupos entre outras. Tudo sendo tratado de maneira cuidadosa e as vezes bem-humorada. Claro que ter uma mulher na produção da HQ ajudou bastante na abordagem desses temas.

Por ser o último homem vivo, Yorick se torna uma espécie de salvador da humanidade mesmo sendo apenas um jovem não muito ligado à responsabilidades. Ele passa a ser perseguido por alguns grupos, ao mesmo tempo que quer viajar para a Austrália e encontrar sua namorada. Sua jornada não será fácil pois terá que encarar um mundo envolvido em completo caos, ao mesmo tempo que algumas pessoas o tratam como um salvador, outras querem matá-lo.

A nova edição de luxo da Panini traz compilada as 10 primeiras edições da HQ (o dobro da última publicação da série no Brasil) que ganhou o prêmio Eisner de melhor série em 2008 e será concluída em 5 volumes. Com capa dura e papel de excelente qualidade, a edição também traz alguns extras como esboços da desenhista Pia Guerra e as belíssimas capas originais.

Y- O Último Homem é uma leitura super recomendada, principalmente nos dias de hoje nos quais as críticas presentes na obra se tornam ainda mais contundentes. Você vai se divertir e refletir sobre diversas questões, ou seja, esta obra efetivamente preenche os requisitos de um bom quadrinho. Espero que a Panini não demore muito pra lançar as continuações…

Editora : Panini
Ano de lançamento: 2015
Páginas: 260
Preço: R$ 72,00
Onde encontrar: Livrarias e lojas especializadas

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.