O Máskara – Diversão e nostalgia!

Se você foi criança entre os anos 90 e o início dos anos 2000 é praticamente impossível que você não tenha tido contato com o Máskara, seja pelo ótimo filme protagonizado por Jim Carrey, seja pela divertida animação que era transmitida na televisão aberta. Entretanto, é muito provável que você não saiba que esse personagem surgiu originalmente nos quadrinhos, criado por Mike Richardson no início dos anos 80, numa versão bastante diferente. Em 1989 o roteirista John Acurdi e o desenhista Dough Manhke foram contratados para criarem novas histórias para o personagem, o que resultou em uma trilogia que é integralmente publicada por aqui pela editora Pipoca e Nanquim no encadernado O Máskara.

Este volume reúne as minisséries O Máskara, O Retorno do Máskara e O Máskara Contra-Ataca. A história se inicia com o fracassado Stanley Ipkins encontra uma máscara esquisita que ele descobrirá ter poderes mágicos, transformando tanto sua vida, quanto de sua namorada, da polícia e de todos habitantes da cidade.

A abordagem do roteiro de Arcudi é bastante escrachada, com muita violência e doses de humor, mas o escritor não resume as histórias a isso. Ele consegue fazer uma competente construção de personagens e contar uma história realmente divertida, que entretém o leitor. Claro que nada muito pretensioso, o que o ajuda a cumprir sua intenção. Em algumas ocasiões, uma história simplesmente divertida é exatamente o que precisamos.

A arte e Dough Manhke é o grande atrativo deste quadrinho. É muito interessante ver a evolução do artista ao longo das histórias, demonstrando bastante personalidade e estilo próprio em seu traço. O artista sabe muito bem como alternar entre momentos mais representativos da realidade e outros mais caricatos. Não é à toa que hoje em dia Dough Manhke seja um desenhista bastante requisitado pelas maiores editoras dos EUA.

Embora o quadrinho cumpra o objetivo de divertir, nem tudo são flores. A qualidade das histórias oscila bastante, principalmente na última história, que sofreu certa influência do filme e possui uma abordagem bem mais cômica (e um pouco sem graça) do que as anteriores. Isso não impacta tanto a experiência de leitura, mas é um pouco frustrante observar um crescimento na qualidade da história que é abruptamente interrompido na última história.

O trabalho editorial da Pipoca e Nanquim é sempre elogiado e aqui não é diferente. A publicação possui capa dura, papel de boa qualidade e uma pequena galeria de capas como extra. Algo muito interessante em todas as publicações da editora é a preocupação em colocar breves biografias dos autores, o que é muito importante principalmente em casos nos quais os autores não são muito conhecidos por aqui.

O Máskara não é um quadrinho brilhante, mas é uma leitura divertida e trará bastante nostalgia para aqueles que já conhecem o personagem. Caso você goste de histórias mais descompromissadas ou tenha apreço pelo personagem, esse quadrinho será um prato cheio.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora : Pipoca e Nanquim
Ano de lançamento: 2020
Páginas: 380
Preço: R$84,90

(Visited 550 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.