Recomendação da Semana – 10 anos com Hayao Miyazaki

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um documentário que fala sobre um dos maiores gênios da história da animação japonesa e um dos fundadores de um dos estúdios de animação mais famosos do mundo. A recomendação de hoje é 10 anos com Hayao Miyazaki, documentário em quatro partes dirigido por Kaku Arakawa e exibido pela rede de TV japonesa NHK.

Você já deve ter ouvido o nome de Miyazaki ou assistido seus filmes, como A Viagem de Chihiro, Meu Amigo Totoro, Princesa Mononoke, entre outros grandes sucessos do Studio Ghibli, o qual ele fundou ao lado de Toshio Suzuki e Isao Takahata. O documentário se inicia durante a produção de Ponyo, filme de Miyazaki lançado em 2008, e procura detalhar como funciona seu processo criativo. Conforme o tempo vai passando, Arakawa se aprofunda em vários aspectos da vida de Miyazaki: Seus primeiros trabalhos em animação, suas inspirações, sua relação conturbada com o filho, sua obstinação no trabalho e sua rivalidade com Isao Takahata.

Estamos acostumados a ver algumas declarações de Miyazaki que fazem com que ele seja uma pessoa rabugenta, causando certo estranhamento ao pensarmos que ele fez obras tão doces quanto Meu Amigo Totoro e Ponyo. Entretanto, ao assistir esse documentário você perceberá como essa é apenas uma das muitas facetas do diretor japonês, e que ele pode ser muito bem-humorado em alguns momentos, como ele se esforça ao extremo para fazer filmes que são verdadeiras obras de arte e como ele parece soar arrependido de algumas escolhas que teve que fazer para poder se dedicar ao seu trabalho.

É muito interessante ver como esse gênio concebe seus trabalhos. O documentário foca em demonstrar como as ideias não chegam facilmente a sua mente e em como ele não hesita em descartar qualquer ideia que julgue que não seja tão boa, mesmo que ele tenha gasto uma grande quantidade de tempo nela. Além disso, vemos que cada um desses filmes é produzido por uma equipe gigantesca, a qual Miyazaki faz questão de valorizar.

Arakawa também se aprofunda em alguns aspectos mais sombrios da vida de Miyazaki. Há um capitulo focado nisso, no qual vemos como o esforço que Miyazaki impôs em seu trabalho acabou fazendo com que ele ficasse mais ausente da vida de seu filho, fazendo com que eles se distanciassem. Quando Toshio Suzuki, o produtor dos filmes de Miyazaki e um de seus grandes amigos, decide chamar Goro Miyazaki, seu filho, para dirigir um filme para o Studio Ghibli, isso gera mais atrito entre eles. Entretanto, ao ver o trabalho do filho, Miyazaki enxerga muito de si e de seu papel como pai e faz alguns elogios velados ao trabalho do filho. É como se as animações que ambos dirigem fossem conversas que eles jamais tiveram e que agora os reaproximam.

O documentário se encerra com a produção de Vidas ao Vento, o último filme de Miyazaki até então, em 2013 e mais um de seus anúncios de aposentadoria.  Sabemos que ele vem dizendo que vai se aposentar desde a produção de Princesa Mononoke, mas sempre acaba anunciando um novo filme. Dessa vez não foi diferente e em 2017 o diretor anunciou uma nova produção que está em desenvolvimento com o título de “Kimi-tachi wa Dou Ikiru ka?” (em tradução livre, “Como Você Vive?”), totalmente feita a mão e que ainda não tem data para estrear, mas que já deixou todos os fãs ansiosos.

10 anos com Miyazaki é um documentário indispensável para quem é fã deste gênio da animação (e somente não são fãs aqueles que não conhecem seu trabalho). Aproveite que o documentário está disponível oficialmente com legendas em português no site da NHK e descubra as várias facetas de Miyazaki. Sabemos como os japoneses são reservados e é legal aproveitar a oportunidade quando eles resolvem falar sobre os detalhes de seu trabalho. É sempre um grande aprendizado.

Para assistir o documentário acesse o site da NHK!

Ficha Técnica

Duração: 4 episódios de 49 minutos
Estúdio: NHK World TV
Direção:
Kaku Arakawa

(Visited 385 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.