Recomendação da Semana – A Outra História Americana

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um filme que, embora tenha sido lançado há mais de vinte anos, continua extremamente atual devido ao seu tema, algo que vemos acontecer hoje em dia infelizmente. A recomendação de hoje é A Outra História Americana, filme dirigido por Tony Kaye, escrito por David McKenna, e protagonizado por Edward Norton e Edward Furlong.

Danny Vinyard (Edward Furlong) é um adolescente bastante influenciável, e que sente uma enorme admiração pelo irmão mais velho, Derek Vinyard (Edward Norton). Quando o pai deles, um bombeiro, morre em decorrência de uma luta entre gangues em que há um tiroteio, Derek desenvolve um ódio incontrolável contra negros e qualquer tipo de minoria e, influenciado por um líder local, passa ser um tipo de líder juvenil de um grupo de neonazistas. Certa noite, Danny avisa seu irmão que três homens negros estão tentando o carro de seu falecido pai e Derek os assassina de forma brutal, sendo preso logo em seguida. Em sua estadia na prisão, Derek começa a questionar sua crença numa ideologia racista e muda sua visão de mundo. Quando sai da prisão, ele vê que se tornou uma espécie de herói para a comunidade neonazista da cidade e que seu irmão está seguindo os mesmos passos que ele, então Derek se compromete a salvar seu irmão desse ódio irracional e implodir a gangue que ajudou a construir.

O filme é muito contundente ao abordar as razões que fazem jovens aderirem a ideologia nazista. Muitos deles são frustrados e solitários, bastando que alguém se aproxime apresentando soluções para todos os seus problemas, que consistem basicamente em atribuir a minorias como negros e imigrantes a culpa para todas as mazelas que os afligem. Não pense que isso é apenas ficção ou que se restringe apenas à época que o filme se passa, repare na quantidade de protestos nos quais facilmente são encontradas bandeiras que remetem a símbolos nazistas e que defendem as maiores atrocidades possíveis a fim de defender uma nação. Veja como figuras como Steve Bannon e Olavo de Carvalho influenciam jovens da maneira mais negativa possível, levando-os a este mesmo caminho.

Esse provavelmente o melhor trabalho de Edward Norton, que eu sempre considerei um grande ator. Seu olhar transmite todo o ódio do personagem, Norton sabe como fazer com que sua atuação cresça conforme a necessidade da cena e também sabe como transmitir a transformação que o personagem sofreu após sua passagem na prisão. Não a toa ele foi indicado ao Oscar, embora tenha perdido Roberto Benigni por sua atuação em A Vida É Bela.

É muito interessante a forma com a qual Tony Kaye conduz o filme, principalmente na maneira com a qual ele intercala os flashbacks com as cenas no presente. As cenas no passado são em preto e branco, enquanto as do presente são coloridas, o que simboliza que Danny e Derek procuram esquecer o que aconteceu e que suas vidas irão recomeçar daqui para frente.

A Outra História Americana é um filme indispensável, você tem que assistir para entender como chegamos ao ponto em que estamos. O filme mostra como o ódio cega as pessoas e como isso é extremamente perigoso, podendo levar a um ciclo difícil de ser quebrado.

Ficha Técnica

Duração: 119 minutos
Estúdio: New Line
Direção:
Tony Kaye
Roteiro: David McKenna
Elenco: Edward Norton, Edward Furlong, Beverly D’Angelo, Jennifer Lien, Ethan Suplee, Fairuza Balk

(Visited 383 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.