Recomendação da Semana – Batman – As Dez Noites da Besta e Outras Histórias

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um quadrinho que reúne uma das histórias mais famosas do homem morcego e algumas outras que ajudam a contextualizar o personagem no período pós-crise. A recomendação de hoje é Batman – As Dez Noites da Besta e Outras Histórias, compilação de histórias majoritariamente escrita por Jim Starlin e com arte de Jim Aparo, mas também com contribuições nos roteiros de Mike Baron, Robert Greebarger e James Owsley, e na arte de Ross Andru, Norm Breyfogle, Mark Bright, Dave Cockrum, Dick Giordano e Pablo Marcos.

Na história que nomeia está compilação, conhecemos o assassino conhecido KGBesta, que está executando um plano que consiste em enfraquecer sistema de defesa dos EUA assassinando membros importantes do governo responsáveis pela segurança do país. Quando o assassino chega à Gotham para concluir a etapa mais audaciosa de seu plano, cabe ao Batman impedi-lo utilizando os mais diversos recursos.

Você deve ter ouvido falar de Jim Starlin devido ao sucesso de suas histórias cósmicas, ainda mais com o impacto que elas tiveram para a Marvel em seus filmes, já que o autor é o criador de Thanos. Entretanto, o autor também se saiu muito bem quando se aventurou em histórias mais urbanas, principalmente envolvendo o Batman, escrevendo algumas das histórias mais interessantes do personagem nos anos 80. Eu já comentei sobre Batman-Messias por aqui, que considero ser o ponto mais alto de Starlin durante essa fase, mas as Dez Noites das Bestas também têm seus méritos, embora não tenha o mesmo brilho. O que é normal, já que nesse caso se tratam de histórias mensais mais básicas, não uma minissérie na qual o autor tem mais tempo para pensar no roteiro.

O autor sabe muito bem como trabalhar as características do homem morcego, trazendo muito do aspecto investigativo do personagem de volta a tona, embora alguns fãs o critiquem devido algumas escolhas polêmicas. Além disso, Starlin é o responsável por delinear a personalidade de Jason Todd no período pós-crise da DC um exemplo disso é a ótima história O Filho do Embaixador, na qual Jason realiza uma ação grave e tem de lidar com as consequências de seus atos.

Jim Aparo é um dos grandes nomes quando falamos sobre desenhistas do Batman, mas aqui ele não parecia estar em seus melhores dias. A arte não compromete, mas também não apresenta grandes atrativos. Dentre todos os artistas que estão envolvidos nessas histórias, o que realmente se destaca é Dave Cockrum, que você deve conhecer pelo ótimo trabalho realizado com os X-Men ao lado de Chris Claremont.

A edição da Panini é competente, com capa dura e papel de boa qualidade. Como extras, há somente algumas fichas de personagens, que não acrescentam muito, mas podem funcionar para leitores mais iniciantes.

Batman – As Dez Noites da Besta e Outras Histórias é um quadrinho que vale a leitura, ainda mais se você quer conhecer mais histórias do personagem. Uma boa leitura, só não vá com muita sede ao pote.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah, e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha Técnica

Editora : Panini
Tradução: Dandara Palankof
Ano de lançamento: 2019
Páginas: 320
Preço: R$ 94,00
Onde encontrar: Livrarias e lojas especializadas

(Visited 360 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.