Recomendação da Semana – Gideon Falls

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um quadrinho cheio de suspense e terror sobrenatural, escrito por um dos roteiristas mais aclamados da atualidade, que ainda não havia se aventurado por esse gênero de histórias. A recomendação de hoje é Gideon Falls, quadrinho escrito por Jeff Lemire e desenhado por Andrea Sorrentino.

Se você é um leitor de quadrinhos um pouco mais experiente, com certeza já deve ter ouvido o nome de Jeff Lemire. O canadense já recebeu diversos prêmios e teve várias de suas obras publicadas por aqui, como Condado de Essex, Sweet Tooh, Nada a Perder, Arqueiro Verde, Soldador Subaquático, Black Hammer (essas três últimas já foram comentadas aqui no site, aliás), entre outras. Em Gideon Falls ele chamou Sorrentino, seu parceiro em sua fase no Arqueiro Verde e na revista do Velho Logan, para contar uma história cheia de suspense e tensão.

E sobre o que é a história? Bom, Gideon Falls apresenta duas narrativas inicialmente distintas, mas que acabam se intercalando em um momento da história, por abordarem o mesmo tempo. Na primeira temos um Padre, chamado Wilfred, que chega na pequena cidade de Gideon Falls para substituir o Padre anterior da cidade, que faleceu sob circunstâncias misteriosas. Ele é assombrado pelo seu passado e por pesadelos envolvendo um celeiro negro, que logo ele descobrirá estar envolvido com antigas lendas da cidade. Na segunda trama, acompanhamos a história de Norton, um jovem que sofre de alguns transtornos psicológicos, o que fez com que ele crescesse em uma instituição psiquiátrica. Devido aos seus transtornos, ele vive vasculhando o lixo em busca de peças que poderão construir um celeiro que ele visualiza em seus mais terríveis pesadelos. A Dra. Xu, responsável por seu tratamento, acha que os transtornos de Norton estão piorando cada vez mais, mas logo perceberá que tudo que seu paciente vê em seus sonhos pode ser real.

Diversas características bastante frequentes nos trabalhos de Lemire estão presentes na história. A cidade pequena, o relacionamento entre os personagens muito bem trabalhado e uma certa melancolia são elementos muito presentes em Gideon Falls, mas o autor também adiciona uma dose de mistério que mantém o leitor preso à história. É algo bastante curioso, do tipo “tudo bem, não estou entendendo muito o que está acontecendo, mas eu preciso saber o que vai acontecer na próxima página!”. Lemire é sem dúvida um dos melhores contadores de história da indústria de quadrinhos atual.

A escolha de Andrea Sorrentino para a arte foi bastante acertada. O artista tem uma arte bastante foto realista, utilizando hachuras para trazer um aspecto de envelhecido para a história, contribuindo para o clima de terror. A narrativa dele também é bastante peculiar, com diversas páginas sendo diagramadas de forma pouco convencional e utilizando um enquadramento dentro de outro para dar foco em algum objeto ou em alguma parte específica do cenário. Tudo isso é muito bem complementado pelas ótimas cores de Dave Stewart, o profissional mais premiado da indústria nesta área.

Sobre a publicação nacional, a editora Mino merece elogios. O primeiro é por lançar o encadernado com as seis primeiras edições da série simultaneamente com a publicação nos EUA e por estar antenada com as séries de maior sucesso sendo publicadas atualmente. O segundo é pelo trabalho editorial em si, pois a publicação é muito bem produzida, com capa dura, papel de boa qualidade e possui boa tradução e revisão. Eles já publicaram alguns trabalhos do Lemire e espero que continuem trazendo mais.

Gideon Falls entra para a lista de melhores publicações feitas este ano por aqui, e espero que os próximos volumes não demorem a ser lançados, pois estou ansioso para desvendar o mistério sobre o celeiro negro. Espero não ter pesadelos com ele.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha técnica

Editora :  Mino
Ano de lançamento: 2018
Páginas: 160
Preço: R$ 79,90

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.