Recomendação da semana-Gotham DPGC (Gotham City Contra o crime)

Salve Justiceiros!

Bem-vindos a mais uma Recomendação da semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. E hoje recomendarei uma HQ policial que se passa no universo de um herói muito conhecido. Estou falando de Gotham DPGC (Gotham City Contra o crime).

Esta é uma serie policial incrível, escrita por Ed Brubaker e Greg Rucka com desenhos de Michael Lark, que pretende contar o dia a dia do departamento de polícia de Gotham City. Afinal, o Batman não pode cuidar de todos os problemas da cidade ao mesmo tempo, não é mesmo?

A dupla de roteiristas se divide nos turnos do departamento de polícia, Ed Brubaker escreve sobre a equipe que atua durante o dia e Greg Rucka escreve sobre a equipe que atua durante a noite. O Batman é apenas um coadjuvante nas histórias, porém sua galeria de vilões é bastante presente, dessa forma os roteiristas trabalham as reações dos policiais comuns com relação a psicopatas (muitos deles com habilidades super humanas), e é bastante interessante notar como a impotência dos policiais nas situações envolvendo os vilões do Batman fere o orgulho do departamento de polícia de Gotham. Há até uma história em que os policiais decidem não envolver o Batman, tentando resolver o problema sozinhos. Simplesmente sensacional!

A arte de Michael Lark possui um alto nível e é bem sombria, combinando bastante com o tom do roteiro. Lembra bastante artistas como Alex Maleev e Michael Gaydos. Ele é tão importante para série que a dupla de roteiristas até adiou o projeto de publicar esta série pra que Michael Lark estivesse livre, pois queriam muito que ele desenhasse a série.

A Panini já publicou dois encadernados da série, que será concluída em quatro. Vou destacar um arco de cada encadernado. No primeiro, o arco “Meia Vida” que fala sobre a detetive Rene Montoya e uma grande revelação de sua vida, que ganhou o prêmio Eisner (considerado o Oscar dos quadrinhos). No segundo, temos o arco chamado “Alvos fáceis”, no qual o Coringa assola Gotham com uma onda de terror, já que começa a assassinar pessoas aleatoriamente com uma arma de alta precisão. Mesmo com esses destaques, nenhum arco da série é dispensável.

Uma das melhores publicações disponíveis atualmente. É até triste perceber, lendo este material, o potencial que poderia ter sido explorado pela série de TV Gotham mas que foi desperdiçado…

Já leu essa história? O que achou? Gostaria de destacar algum outro ponto? Deixe sua opinião aí nos comentários. Nossa coluna de recomendações volta na próxima semana.

Editora : Panini
Ano de lançamento: 2015/2016
Páginas: 244 (vol1) 292(vol 2)
Preço: R$66,00(vol 1) R$80,00(vol 2)
Onde encontrar: Livrarias e lojas especializadas

(Visited 471 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.