Recomendação da Semana – Holandeses

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. E hoje recomendarei uma HQ que nos ajuda a entender um pouco mais sobre a história do nosso país ao mesmo tempo que conta uma bela história sobre irmãos. A indicação de hoje é Holandeses, escrita e desenhada por André Toral.

Esta HQ narra a história dos irmãos Cástor e Esaú, Judeus Sefardistas que viviam em Amsterdã e resolvem ir à Pernambuco em busca de sinais da proximidade da vinda do Messias, aquele que libertará os judeus. Entre os sinais está a existência de tribos de índios, descendentes de judeus, que supostamente viveriam no interior do Brasil.

A história se passa no século XVII e ao mesmo tempo que conta a história dos irmãos em busca dos sinais da vinda do Messias, também apresenta acontecimentos sobre o domínio Holandês no Nordeste brasileiro e a retomada portuguesa do território.

É muito interessante acompanhar a jornada dos irmãos, que embora gêmeos não poderiam ser mais diferentes. Esaú é um empreendedor, rígido e que está muito interessado em descobrir ramificações do seu povo em terras brasileiras. Cástor é mais ligado à arte, em curtir a vida e viver um grande amor. Em alguns momentos me lembrei de Dois Irmãos, obra que também fala do mesmo tipo de relação, porém com outros objetivos.

Este é o primeiro trabalho de Toral que leio, mas ao pesquisar sobre o autor para escrever esta recomendação descobri que ele já lançou diversos quadrinhos com temática histórica e que é formado e História e em Antropologia. Essa formação aliás foi muito importante para a criação de Holandeses, pois ao mesmo tempo em que possui um bom senso de narrativa para contar a história, Toral também demonstra um apurado conhecimento sobre a cultura dos povos sobre os quais fala e sobre os acontecimentos relatados na obra. Isso é muito bem ilustrado pelos textos e a bibliografia que aparecem no final do quadrinho que demonstram a profunda pesquisa que o autor fez.

Curioso também que esta HQ me lembrou os trabalhos de Bernard Cornwell, um dos meus autores favoritos. Se você o conhece deve estar achando a comparação estranha, mas a fiz porque a forma de construir uma narrativa que ao ser conduzida também relata fatos que realmente aconteceram é muito parecida entre a HQ de Toral e os livros de Cornwell. Talvez outros autores também utilizem esse tipo de narrativa, mas não os conheço.

Um último ponto que gostaria de destacar é a arte de André Toral, que utiliza uma técnica mais puxada pra pintura. Ao mesmo tempo que o estilo de arte está muito ligado aos personagens, principalmente Cástor, ela também faz você se sentir vivendo na época em que a história se passa, tanto pelo traço quanto pelos figurinos, paisagens e cores.

Recomendo que você leia Holandeses, principalmente se tem interesse de ao mesmo tempo em que acompanha uma boa narrativa também aprender sobre História. O trabalho da editora Veneta está muito bom, já que o material apresenta capa dura, papel de boa gramatura e uma revisão muito boa (algo que infelizmente vem se perdendo no mercado nacional de quadrinhos). Você pode encontrá-la com um excelente desconto na Amazon, clicando AQUI.

Já leu esta HQ? O que achou? Deixe seu comentário. Nossa coluna de recomendações volta semana que vem.

P.S. : Encontrei uma excelente entrevista em que o autor fala um pouco mais sobre o processo de criação desta obra. Para ler clique neste LINK.

Ficha Técnica

Editora : Veneta
Ano de lançamento: 2017
Páginas: 136
Preço: R$74,90
Onde encontrar: Livrarias e lojas especializadas

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador,estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek.Fanático por quadrinhos,aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado.Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...),debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis,qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.

Latest posts by Lucas Araújo (see all)