Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um mangá que fala sobre dos terrores da guerra sob a perspectiva de um lado que foi derrotado no conflito, ainda que em uma guerra não exista vencedores. A recomendação de hoje é Marcha Para a Morte, quadrinho escrito e desenhado por Shigeru Mizuki.
Qualquer um que tenha estudado o mínimo de história sabe quais foram as proporções da Segunda Guerra Mundial e suas principais consequências, entre elas o bombardeio atômico feito pelos EUA contra o Japão. Marcha Para a Morte narra a história de uma companhia da infantaria japonesa durante a guerra, mostrando todos os percalços enfrentados por ela, como a morte de soldados de forma bastante inesperada, a infestação de doenças, a rigidez dos oficiais para com os soldados e o desespero desses em reencontrar as pessoas que amam. Tudo isso culminando em uma ordem superior que será difícil de cumprir.
Shigeru Mizuki é muito hábil em mostrar todos os terrores da guerra ao mesmo tempo que constrói muito bem o relacionamento entre os personagens, utilizando humor de forma bastante precisa no contraste de cenas bastante chocantes e tristes. É impressionante a forma como ele alterna um traço mais cartunesco com um bastante realista para mostrar os distintos momentos da guerra.
Aliás, é um pouco incompreensível que Mizuki tenha ficado tanto tempo sem ter sido publicado por aqui. O autor iniciou a carreira nos anos 50, sendo premiado diversas vezes tanto no Japão quanto na Europa e EUA, tenho marcha para Morte vencido o Eisner e o Angoulême nas categorias Melhor Edição Americana de Material Internacional do Japão e de Melhor Trabalho Baseado em Fatos Reais em 2012 e Legado em 2009 respectivamente. A editora Devir fez um grande trabalho tento trazido trabalhos como este e Nonnonba do autor para cá.
Falando nisso, a editora também merece elogios pelo ótimo selo Tsoru, no qual são publicados mangás que fogem bastante do comum, como Marcha Para a Morte e o excelente O Homem que Passeia, de Jiro Taniguchi, o qual já comentei aqui. Com capa cartonada, sobrecapa e papel de boa qualidade, os mangás publicados pela Devir nesse selo possuem bom acabamento gráfico e merecem a atenção de todo leitor que esteja procurando leituras um pouco fora do comum. Além disso, também trazem textos que complementam bastante as obras, inclusive em Marcha Para a Morte há um texto do próprio Mizuki que traz todo um novo significado para a história caso você não conheça a biografia do autor.
Marcha Para a Morte é um retrato preciso das consequências da guerra, onde não há vencedores nem glória, apenas pessoas levadas ao desespero, que muitas vezes não sabem pelo o que estão lutando. Um dos grandes exemplares do gênero sem dúvida alguma e uma das melhores leituras que já fiz.
Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉
Ficha Técnica
Editora : Devir
Ano de lançamento: 2018
Páginas: 368
Preço: R$74,00
Onde encontrar: Livrarias e lojas especializadas
Lucas Araújo
Latest posts by Lucas Araújo (see all)
- Domínio Público – A exploração dos artistas nos quadrinhos de super-heróis! - 26 de novembro de 2024
- As Muitas Mortes de Laila Starr – A vida sob a perspectiva da morte! - 4 de novembro de 2024
- Namor – As Profundezas – E se Lovecraft escrevesse um quadrinho da Marvel? - 18 de outubro de 2024