Recomendação da Semana – O Fim da Infância

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um livro de ficção científica, um verdadeiro clássico escrito por um dos maiores autores do gênero. A recomendação de hoje é O Fim da Infância, do autor Arthur C. Clark.

A sinopse da história é bastante simples, mas também intrigante: Em meio à Guerra Fria, russos e americanos se preparam para a corrida espacial no momento em que enormes naves extraterrestres surgem sobre as principais capitais do mundo. Qual os objetivos desses seres? Quais seus planos para a humanidade? A única certeza que os seres humanos têm é que nada será como antes.

Clark foge do comum quando falamos de obras que tratam sobre invasões alienígenas, na quais os invasores são criaturas que querem exterminar a humanidade. Em O Fim da Infância os seres extraterrestres, chamados de Senhores Supremos, são criaturas muito evoluídas e que querem ajudar a humanidade a resolver seus problemas, como a fome, as guerras e a extinção dos recursos do planeta. Eles parecem estar sinceramente preocupados com a humanidade e pedem que os humanos aceitem apenas uma condição: a exploração do espaço está terminantemente proibida.

As mudanças promovidas pelos Senhores Supremos na sociedade trazem tranquilidade à humanidade, acabando com todas as suas preocupações e permitindo que elas utilizem de forma mais eficiente seu tempo para evolução. Ironicamente, essa falta de preocupação leva às pessoas a um certo marasmo, no qual elas perdem sua criatividade e focam apenas em prazer e entretenimento. A arte já não existe mais já que, se não há o que contestar ou se preocupar, qual é seu objetivo? É interessante a perspectiva que o autor coloca na história ao mostrar qual o caminho que a humanidade segue ao conseguir tudo que queria.

É claro que há ainda algumas pessoas que contestam a proibição imposta pelos invasores e que pensam que eles têm algo a esconder. Desde seitas religiosas organizadas, até simples curiosos, algumas pessoas não conseguem aceitar essa situação imposta pelos Senhores Supremos e buscam de qualquer forma encontrar uma explicação para o que está acontecendo. Eles podem acabar encontrando o que procuram, mas com certeza nada será como antes.

Além da análise social e as críticas propostas, Clark é também um grande elaborador de conceitos. Conforme acompanhamos a história, ele vai transformando a narrativa até que ela se torne algo bem diferente do que era em seu início, tornando-se bastante abstrata e deixando de ser uma história com foco em personagens para se tornar algo quase que puramente conceitual. Acho que há alguns deslizes durante esta transição, mas mesmo assim ao finalizar o livro, o leitor estará munido de diversos questionamentos e refletira sobre eles durante um bom tempo. Isso é algo que apenas grandes autores conseguem proporcionar.

A editora Aleph merece os elogios por sempre investir em grandes clássicos da ficção científica, tendo publicado os maiores autores do gênero em minha opinião, Clark, Asimov e Philip K. Dick. A edição publicada por aqui apresenta um trabalho gráfico que combina bastante com o clima da obra, além de trazer como extra o conto no qual o livro foi baseado e isso é interessante pois dá uma ideia de como o autor pensou em algo mas acabou levando sua história em uma direção bastante distinta do originalmente pensado.

O Fim da Infância é um livro que deve estar na estante de todo grande fã de ficção científica. Instigante e filosófico, é uma excelente porta de entrada para o trabalho de Clark e um belo exemplo de como conceitos relativamente simples podem ser extrapolados de maneira grandiosa. Uma leitura engrandecedora sem dúvidas.

Para comprar esse livro clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha Técnica

Editora : Aleph
Ano de lançamento:2013 (originalmente publicado em 1953)
Páginas:320
Preço:R$49,90
Onde encontrar:Livrarias e lojas especializadas

 

(Visited 134 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.