Konungar – Fantasia medieval de qualidade!

Já comentei aqui, assim como toda a internet já havia feito, que o final de Game of Thrones foi bastante decepcionante. Enquanto esperamos que George R. R. Martin finalize a série de livros e nos dê o final que realmente importa, podemos ir atrás de outras obras de fantasia para preencher o vazio que o fim da série causou em seus espectadores. Konungar, quadrinho escrito por Sylvain Runberg e desenhado por Juzhen, é uma excelente leitura para qualquer fã de fantasia.

Konungar conta a história do Reino de Alstavik, dividido pelos conflitos entre os irmãos Rildrig e Sigvald, que disputam o reino há anos, dando origem a uma guerra civil. Mas ambos terão que deixar suas rixas de lado para defender o reino de uma invasão do Rei Celta e da ameaça imponente da tribo dos Centauros.  A batalha com antigos inimigos trará terríveis segredos do passado, que revelarão o que há de mais podre em Alstavik.

O roteiro de Runberg reúne tudo que as grandes obras de fantasia moderna possuem e atraem os leitores: uma trama política intrincada e envolvente, grandes batalhas épicas e uma construção de mundo muito consistente. O escritor é hábil em manter o leitor interessado pela trama, amarrando todas as pontas do roteiro e criando reviravoltas imprevisíveis. Ele só peca um pouco na alternância entre tempo presente e passado durante a narrativa, já que em alguns momentos ele utiliza este recurso para justificar certos acontecimentos de maneira muito conveniente. Mas mesmo assim, a trama continua bastante interessante.

A arte de Juzhen com certeza é o grande atrativo desta obra. O artista possui um traço belíssimo, que mistura realismo com expressões quem lembram bastante o que é feito nos quadrinhos japoneses. Cada paisagem que ele ilustra poderia facilmente ser enquadrada como uma obra de arte, não ficando nenhum pouco atrás quando comparamos com outros universos fantásticos como a Era Hiboriana ou a Terra Média.

A edição da Mythos é belíssima e pertence ao selo Gold Edition, que traz quadrinhos europeus de ótima qualidade e que já teve algumas de suas publicações comentadas por aqui. Em capa dura, papel de qualidade e trabalho editorial muito bem feito, a edição compila os dois álbuns que compõem a série, originalmente lançada na França, e vale cada centavo. Tenho só duas críticas à edição: Acho que a outra capa, que está presente na parte interna da edição, é muito mais bonita e atrairia ainda mais leitores. O outro ponto é que acho que deveria haver ao menos uma breve biografia dos autores, que são desconhecidos no Brasil, o que ajudaria o leitor a buscar outros trabalhos dos mesmos e entender suas influências. São coisas pequenas, eu sei, mas acho importante pontuar isso para futuros lançamentos.

Konungar é um quadrinho que agradará qualquer fã de fantasia, pois reúne todos os elementos que tornam esse gênero tão interessante. Garanto que Alstavik é um reino que você gostará muito de explorar.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah, e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha Técnica

Editora : Mythos
Ano de lançamento: 2018
Páginas: 152
Preço: R$ 89,90
Onde encontrar: Livrarias e lojas especializadas

(Visited 392 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.