Recomendação da Semana – Condado de Essex

Bem-vindos a mais uma Recomendação da Semana, a coluna na qual recomendamos livros, HQs, filmes, séries e álbuns que achamos interessantes. A recomendação de hoje é um quadrinho intimista, emocionante e sensível, escrito e desenhado por um dos nomes mais populares da indústria norte-americana no momento. A recomendação de hoje é Condado de Essex, quadrinho escrito e desenhado por Jeff Lemire.

Eu já comentei aqui no site sobre alguns dos trabalhos de Lemire e em como ele brilha em seus trabalhos autorais. Eu conheci seu trabalho pelo Arqueiro Verde dos Novos 52, que não achei nada demais, mas trabalhos como Soldador Subaquático, Gideon Falls e Black Hammer são fantásticos, sempre com uma abordagem intimista e histórias que, por mais que flertem com o fantástico em diversos graus, fazem com que o leitor simpatize e se identifique com os personagens.

Em Condado de Essex, isso é ainda mais intenso, já que Lemire fez com que a história se passasse no lugar em que nasceu e cresceu. Aqui temos três histórias, cada uma com um morador do condado, que inicialmente não parecem ter qualquer ligação, mas conforme a leitura vai avançando, vamos percebendo que isso não é bem verdade. A primeira história é a de Lester, um garoto que perdeu sua mãe recentemente, teve que ir morar com seu tio e acaba conhecendo um novo amigo. Na segunda história acompanhamos Lou e seu irmão Vince, que foram grandes jogadores de hóquei, mas que por diversas questões da vida acabaram se afastando do esporte e um do outro. Na terceira e última história acompanhamos Anne, uma enfermeira que tenta ajudar a todos na cidade, ainda que ela mesma também precise de ajuda.

Essas podem parecer histórias bem simples, mas a forma como Lemire as narra, colocando um pouco de sua vivência pessoal em cada personagem e aproximando o leitor da história, é que é o grande atrativo desse quadrinho. Por mais que sua arte não seja o que podemos chamar de bela, ele definitivamente é um grande narrador gráfico, com sacadas bastante inteligentes no uso dos quadros e um bom uso de luz e sombra. O cara definitivamente sabe como contar uma história.

A edição da Mino é muito completa. Além dos três volumes compilados, também traz um ótimo prefácio de Darwyn Cooke e extras que complementam a história e que mostram um pouco como foi o processo de criação feito por Lemire. Além disso, a edição tem papel de qualidade, capa mole e um bom tratamento editorial, sem erros perceptíveis.

Condado de Essex com certeza é um dos trabalhos de maior qualidade escritos por Jeff Lemire. É intimista, tocante e justifica o porquê de o autor ser tão aclamado, tanto que faturou diversos prêmios. Recomendado para todo tipo de leitor, garanto que vale cada centavo investido.

Para comprar esse quadrinho clique AQUI. Ao comprar pelos nossos links você nos ajuda a continuar trazendo Justiça pra Cultura Pop! Ah e sempre tem um desconto bem legal 😉

Ficha Técnica

Editora : Mino
Ano de lançamento: 2017
Páginas: 512
Preço: R$52,90
Onde encontrar: Livrarias e lojas especializadas

 

(Visited 460 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.

Lucas Araújo

Programador, estudante de TI e co-fundador do Justiça Geek. Fanático por quadrinhos, aficionado por filmes e séries, leitor faminto, gamer esporádico e músico (muito) frustrado. Gosta de falar sobre tudo isso em seu tempo livre(ou até mesmo quando não está tão livre...), debatendo questões essenciais para a humanidade como quem vence um crossover entre super- heróis, qual é seu escritor favorito e se um filme foi bem feito.